segunda-feira, 12 de maio de 2008

Chopin - Valsas (Segunda Parte)

A segunda valsa de Chopin de que vos quero falar é também muito conhecida. Aliás esta obra faz parte do Opus 64 que conta também com outra das Valsas mais conhecida de Chopin: A Valsa Minuto. Dessa falaremos mais tarde por agora concentremo-nos na Valsa Op. 64 nº2 em Dó Sustenido Menor. Esta valsa foi composta em 1846 sendo uma daquelas que pela sua melodia profunda de sentimentos rapidamente ganhou o favor do público.

Rubinstein foi um dos pianistas que certamente contribui para que esta valsa se tornasse uma das peças mais conhecidas de Chopin. Tocava-a tantas vezes que lhe chegaram a perguntar porque razão tocava sempre a mesma valsa. Rubinstein respondia então: "Mas eu nunca toco a mesma. São sempre diferentes".

Não temos Rubinstein para vos ilustrar esta peça porque escolhemos um outro momento que para mim é uma das performances que encerra mais significado na história da música. Não tanto pela qualidade artistica (que obviamente tmabém tem) mas sobretudo pelo significado de um presidente em exercicio da nação mais poderosa do mundo, "perder" tempo a anunciar um concerto de um pianista. Concerto esse aliás dado em honra do 50º aniversário da sua carreira.

Vale a pena ouvirem o presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter apresentar Horowitz aqui. Depois se quiserem ouçam o hino americano, como hino à liberdade dificilmente encontrarão melhor expressão. "The Star-Spangled Banner" em 1976 com Jimmy Carter certamente um espelho da expressão "The Land of the free". Hoje ? Enfim ...

Poderão então passar para a interpretação da valsa de que falamos nesse recital aqui.

As pesquisas interessantes da semana

Inauguramos hoje um tipo de posts a que vamos chamar "As Pesquisas Interessantes da Semana". Nestes posts que serão sempre à segunda-feira vamos endereçar algumas das pesquisas que trouxeram visitantes ao nosso blog e que por serem curiosas ou por não terem obtido a resposta em termos de conteúdo que poderiam esperar resolvemos esclarecer ...

Em primeiro lugar Claudio Monteverdi mantém-se como a pesquisa que mais visitantes trouxe ao nosso blog. Não deixa de ser curioso tratando-se de um compositor que não tem, nem de perto nem de longe a notoriedade de um Beethoven, Mozart ou Bach. Enfim este é um assunto mais para os especialistas de SEO ... (tenho a minha teoria que fica para depois)

Dúvida nº 1 : "Musica de Beethoven para Napoleão"
Pois trata-se certamente da 3ª Sinfonia que originalmente tinha sido dedicada a Napoleão. Beethoven prezava muito a liberdade e era até conhecido por derespeitar a nobreza e as distâncias entre classes que na altura eram bem mais marcadas. Beethoven via em Napoleão o representante dos ideais da revolução francesa. Igualdade, Fraternidade. Porém quando este se proclamou Imperador estragou tudo ... e Beethoven rasgou a dedicatória, conta-se.

Dúvida nº2 : "O que é a Música Clássica"
Boa pergunta. Tentamos um esquisso de resposta a esta pergunta aqui mas não de forma completa. Voltaremos ao tema em breve, fica prometido com a ajuda de Leonard Bernstein claro está.

Dúvida nº 3 : "Downloads"
Pois aqui não há, nem vai haver. Poderei mais tarde fazer uma listagem de sites onde se pode fazer o download legal de músicas e até quem sabe fazer um indice das músicas clássicas presentes no You Tube.

Oportunidades na Amazon