sábado, 3 de maio de 2008

Nocturnos de Chopin - Sétima Parte

Poderão interrogar-se porque faço questão de vos mostrar todos os nocturnos de Chopin quando não o fiz para outros conjuntos de obras, alguns deles pelo menos na teoria mais merecedores de tal destaque.

Essa escolha está relacionada apenas com o objectivo do nosso blog e de eu achar que estas peças são pela sua natureza fáceis de ouvir e logo constituem uma excelente introdução à música clássica. A outra razão é pessoal. Durante muito tempo na minha adolescência Chopin foi o meu compositor preferido (para depois ser destronado por Beethoven) e ouvi vezes sem conta os nocturnos.

Os dois nocturnos do Opus 55 são ambos dedicados a Mlle. J. W. Stirling, uma aluna do compositor. Foram ambos compostos em 1833 e publicados em 1834. Segundo James Huneker autor da obra "Chopin - The Man and his Music" nenhum destes dois nocturnos merece grande atenção ... Pelo menos em relação ao primeiro discordamos.

Na realidade o primeiro destes nocturnos, sem dúvida o mais conhecido dos dois, o Nocturno nº 15 em Fá Sustenido Menor tem como sempre uma melodia cheia de desespero e de melancolia. Porém neste caso esta peça parece ter remédio para tanto sofrimento acabando num tom bem mais alegre. O You Tube permite-nos coisas fantásticas e para ilustrar este Nocturno proponho-vos uma gravação, cheia de estática e outros ruídos do grande pianista Vladimir de Pachmann (1848-1933). Oiçam aqui.

O segundo nocturno em Mi Bemol Maior é na realidade muito menos tocado e sinceramente não me inspira muito ... apesar da melodia ser muito bela também. Mas julguem por vós mesmos. Oiçam aqui.

Desafio Musical - Resultados Finais

Desafio musical - Resultados finais

1º - Pianoman: 4.136
2º - João Martins (12 anos): 4.121
3º - Tarzan: 4.105
4º - Raul Martins: 4.057
5º - AP: 3.877
5º - PºG: 3.839
6º - Joana Oliveira (13 anos): 3706
7º - Catarina Martins (8 anos): 3686
8º - Eu (:-)) 3.508

Ora bem o prémio surpresa para o Pianoman são dois trios de piano de Saint-Saens. Por outro lado para premiar a Família Martins e em particular o João o júri decidiu por unanimidade oferecer um prémio especial. Hesitou muito o júri entre três hipóteses que achamos excelentes para uma introdução à música clássica ... democraticamente decidiu o juri dar isso à escolha do João. Assim as três hipóteses são:

1) O Carnaval dos Animais (do qual faz parte precisamente o Cisne que tentaram reproduzir no Violoncelo :-))
2) Pedro e o Lobo
3) The Young Person’s Guide to the Orchestra de Britten ...

Sei que é uma escolha difícil mas ...

Pedia aos vencedores que me enviem um endereço de email com capacidade suficiente para receberem estes ficheiros (em alternativa posso também enviar um link para um File Share chamado Yousendit ... ), e no caso do João qual a escolha. Só para que fiquem descansados estas não são versões pirata. São compradas e respeitam as regras de direito de autor ... Gosto demasiado de música para não respeitar o direito de quem tenta fazer a sua vida dando-nos tanto prazer ...

Outros desafios nos próximos tempos ficam já prometidos. Os próximos, por pedidos de várias famílias vão recompensar a destreza intelectual e o conhecimento ...

Fiquem bem nesta excelente tarde de sábado. Mais chopin daqui a pouco neste vosso blog.

Mais uma recomendação para hoje Sábado

Através do Blog "A Lua Flutua" que é uma das minhas leituras regulares, e que também vos recomendo, descobri um outro concerto que vos poderá interessar.

Trata-se de um concerto pela Orquestra Sinfónica ARTAVE com 80 músicos e coro CCM/ARTAVE com 100 cantores dirigidos por Ernst Schelle. Serão solistas Stéphane Chapuis (Bandoneon), Simona Mango (Mezzosoprano) Armando Noguera (Barítono).

Serão interpretadas "Missa Tango" de L. Bacalov e "Páscoa Russa" de Rimsky-Korsakov.

No Porto, Igreja da Cedofeita às 21:45h, a entrada é livre.

Oportunidades na Amazon