quinta-feira, 23 de julho de 2009

As obras de música de camara de Mendelssohn

Estando neste momento quase a terminar a nossa viagem à vida e obra de Mendelssohn falamos ainda pouco da música de camara. Efectivamente referimos o octeto, uma obra que indiscutivelmente marca a descoberta do talento de Mendelssohn (composto quando tinha apenas 16 anos).

Para além desta obra podemos salientar dois trios para piano e uma sonata para violoncelo. O primeiro exemplo de que vos propomos ouvirem um dos andamentos intepretado por um trio de luxo (Anne-Sophie Mutter, André Previn, Lynn Harrell) é o trio para piano nº1 Op. 49 em Ré menor. A sonata nº2 para violoncelo Op. 58 (para Violoncelo e Piano) é outro exemplo que vale a pena uma audição aqui.

Mas se o talento de Mendelssohn ficou marcado por um octeto a sua grande ultima obra, pungente pela dor que exprime é o quarteto Op. 80, o ultimo entre seis outros, composto após o falecimento da sua irmã Fanny. Felix Mendelssohn faleceria ele próprio uns meses apenas após a sua publicação sendo assim esta uma das ultimas obra publicada em vida do compositor. Podem ouvir aqui um dos andamentos.

Oportunidades na Amazon