quarta-feira, 9 de abril de 2008

Entrevista de Plácido Domingo via Internet

Deparei num dos blogs que costumo ler (e de que recomendo uma leitura regular claro) com uma sequência de perguntas a que Plácido Domingo respondeu, perguntas essas feitas via Intertet e respondidas ao vivo.

Vejam aqui a transcrição vale a pena .... (está em Castelhano mas consegue-se ler e entender sem problema).

Carl Philippe Emanuel Bach (1714 - 1788)

Se há um caso que se poderia utilizar como ilustração das dificuldades que um filho pode passar para se afirmar por causa da fama do pai este seria sem dúvida um excelente exemplo.

Na realidade Carl Philipp Emanuel Bach nascido a 8 de Março de 1714 em Weimar é o segundo filho do já nosso conhecido Johann Sebastian Bach.

Não sabemos se para tentar evitar essa sombra ou se puro e simples gosto (duvidamos) ainda tentou a carreira da advocacia mas após concluir os seus estudos de direito nas universidades de Leipzig e Frankfourt em 1738 desistiu e decidiu dedicar-se inteiramente à música.

Um meses mais tarde ajudado por uma carta de recomendação de Sylvius Leopold Weiss (compositor alemão do fim do período barroco) consegue um lugar ao serviço do principe Frederico Segundo da Prússia. Em 1740 com a ascensão deste ao poder tornou-se membro da orquestra real. CPE Bach era por esta altura um dos maior cravistas da Europa, o que claro o motiva a escrever mais de trinta sonatas e concertos para este instrumento.

A sua reputação como compositor estabeleceu-se com as duas séries de sonatas que dedicou respectivamente a Frederico o Grande e a ao Grande Duque de Würtenberg.

Embora tenha composto um conjunto impressionante de obras de música sacra foi sem dúvida no cravo que manifestou todo o seu talento. Não fosse a comparação com o seu pai seria hoje considerado um dos grandes compositores para este instrumento e certamente muito mais conhecido ... Além do seu inegável talento enquanto compositor não é também de desprezar o seu contributo enquanto teórico no ensino dos instrumentos de teclas. Na verdade o seu método Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen constitui a base os fundamentos nos quais repousam os métodos posteriores de Clementi e Cramer.

Tendo sido considerado e estimado pela geração de que fundou as bases - Haydn, Mozart e Beethoven - todos manifestaram admiração pelo seu génio CPE Bach caiu no esquecimento durante o século XIX. Felizmente hoje estamos aos poucos a recuperar uma imagem um pouco mais correcta do génio deste compositor.

Como raramente colocamos aqui exemplos para flauta a solo (desculpem os fãs deste instrumento é mesmo porque é normalmente mais difícil encontrar exemplos) desta vez vamos exemplificar o trabalho deste compositor com uma peça para este instrumento. Trata-se do segundo andamento da sonata para flauta solo que podem ouvir aqui e de uma parte do concerto para flauta em Sol Maior que podem ouvir aqui . Trata-se aliás neste segundo caso de uma interpretação fantástica de um grupo "Arte dei Suonatori especialistas em música barroca ...

Faleceu em Hamburgo a 14 de Dezembro de 1788.

O que são strings de query ?

O post de ontem sobre a minha curiosidade acerca de uma "string de query" aguçou a curiosidade de alguns leitores. Claro que a culpa foi minha porque por deformação profissional (a minha profissão é um marketing e em particular o marketing na internet) não reparei que estava a utilizar jargão profissional.

Bem uma "string de query" é a expressão que a pessoa utiliza no Google (ou noutro motor de pesquisa, mas neste caso quase 100% vêm do Google) para encontrar o meu site. Ou seja a pessoa vai ao Google coloca a expressão "quem não gosta de farinha ...musica" o Google acha que o meu blog é relevante e apresenta-o na lista de sites a pessoa clica e vem ter ao meu blog.

Utilizando um software de análise como por exemplo o Google Analytics (que é o que eu utilizo) ou o Stat Counter (que confesso também utilizo só para efeitos de comparação :-) - Isto aqui é mesmo deformação profissional, basta utilizarem um :-)) podem saber quais são essas strings através de uma interface web (sem terem de perceber de informática ...). Atenção não identificam a pessoa que as fez claro, não se trata aqui de violar a privacidade dos leitores, apenas se sabe de forma agregada.

Porque razão isto é útil ? Bem dá uma excelente percepção daquilo que os vossos leitores procuram e encontraram e sobretudo daquilo que procuraram e não encontraram (e deveriam ter encontrado :-)) .

Por exemplo ontem alguém procurou por "festival bach na madeira". Ora eu não fazia a minima ideia da existência de semelhante festival (ou pelo menos não estava recordado disso) mas vou claramente investigar do que poderá resultar em breve uma recomendação :-) ...

Outros exemplos, o número de pessoas que chegam ao nosso blog procurando por Monteverdi é muito, muito superior ao que seria de esperar tendo em conta a notoriedade do compositor em causa. Logo isso leva-me a crer que das duas uma: Ou há um défice de informação sobre este compositor em lingua portuguesa (possível) ou então há algo no conteúdo que escrevi sobre Monteverdi que funciona melhor no mecanismo de indexação do Google ... A explicação disto agora seria um novo post (mas aqui já estou a exagerar na "seca" ... )

Espero ter saciado a curiosidade dos meus leitores ... :-) perguntem sempre. O único risco é levarem "secas" deste tipo ...

Oportunidades na Amazon