Bom em resposta ao meu post o nosso amigo José Sarmento referiu que a sua obra era mesmo o concerto para piano de Shostakovich, E como a música é também como as cerejas e música puxa música é claro que me apeteceu de imediato contar-vos que para mim Shostakovich é o seu concerto para Violoncelo e Orquestra e que esse concerto me remete fatalmente para a cidade de Viana do Castelo.
Estarão certamente agora a cogitar sobre a estranha associação ... Bem então a explicação é simples. Foi em Viana do Castelo que ouvi pela primeira vez esta obra sendo que na altura o meu filho tocou na Orquestra de jovens que acompanhava o Violoncelista Ivan Monighetti. Foi a primeira experiência do Miguel em Orquestra com uma obra a sério por assim dizer. Lembro-me que andou um bocado aos papeis em algumas partes mas nada se consegue sem primeiro bater um pouco com a cabeça na parede.
É impossível para mim esquecer esse dia e o lindíssimo teatro Sá de Miranda (na imagem) na não menos linda já referida cidade. Quase tanto como é impossível esquecer aquele começo do concerto catalisador de emoções tantas.
Um dia coloquei este concerto numa lista de 10 obras que recomendo para quem queira ter uma iniciação à música clássica abrangendo todas as épocas e géneros ... e mantenho essa perspectiva.
Não encontrei Monighetti e por isso recorro ao interprete para o qual este concerto foi escrito, Mstislav Rostropovich.
Até que enfim!... Voltaste e ainda bem!
ResponderEliminar