sábado, 1 de maio de 2010

Adufe - Dicionário de termos musicais

Voltamos hoje aos nossos termos musicais com um instrumento e uma definição que retiramos do dicionário do Ernesto Vieira. Ou seja esta informação é inteiramente retirada da referida obra embora não seja uma transcrição exacta dado que alteramos, resumimos e eliminamos algumas partes da entrada além de termos modificado a estrutura das frases.

Escolhemos um instrumento popular, o adufe que segundo o autor se distingue do pandeiro por ser quadrado, não ter soalhas e ser coberto dos dois lados como um tambor. Trata-se de um instrumento bastante antigo que já era utilizado no tempo dos assírios, egípcios e hebreus.

Existem várias menções na Bíblia a este instrumento tendo sido com ele que Maria irmã de Araão assim como todas as mulheres que a seguiam acompanharam Moisés depois da passagem do Mar vermelho.

Os árabes dão-lhe o nome de duff que será a origem da designação actual sendo que o instrumento foi trazido para a Europa pelos jograis mouros. Refere o autor que existem múltiplas referências em documentos de escritores portugueses antigos que fazem referência ao instrumento.

Termina o autor referindo que é provável que o costume de nas aldeias portuguesas serem as mulheres a tocar o adufe derivará possivelmente do episódio bíblico citado e de usos dessa época.

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 22 - 16 a 28 de Fevereiro de 2009)

A 16 de Fevereiro comentando sobre o inicio da nossa votação do concerto para violino preferido dizia Rui Rebelo: "Mendelssohn, Tchaikovsky e Beethoven para votar em 3. Mas se valer duplo concerto eu voto sem dúvida no BWV 1043 como fã incondicional de Bach. Mas gostaria mesmo era de votar na minha sonata preferida..." . Sempre sobre esse post que gerou bastante interacção dizia o Sr. José Mlinsky : " Eu para variar deixo uma lista diferente: Glazunov, Korngold, Saint Saens, Saudações Musicais". João Luis Prada e silva por seu lado votava em: " 1º- Beethoven, Ré Maior, Op. 61; 2º- Mendelssohn, Mi Menor, Op. 64; 3º- Bruch, Sol Menor, Op. 26". Este ultimo por acaso estou a ouvi-lo interpretado pelo meu filho enquanto escrevo este post ... 

Sempre no dia 16 de fevereiro comentava Nélia sobre um post em que falavamos da presença de um português na Orquestra do You Tube: "Olá Fernando! Que mãe não gosta de um post como este?...o meu agradecimento pelo apoio. bjs Nélia". Sempre sobre esse post dizia Geocrusoe : "bem, já votei nele (várias vezes, será bluff?) mas confesso que já o ouvi tocar ao vivo e tem vários vídeos no You-tube, inclusive já mostrei um deles no geocrusoe... ele é mesmo bom... e eu não sou da família, portanto estou mesmo a ser isento. Votem". Atributos dizia : "Meu caro, Já votei, e fiz também publicidade no meu espaço. Um abraço.José Magalhães". Pedro Sousa informava-nos que afinal havia outro (português claro). De Castelo Branco. "Detectei ainda outro português, também violinista, que por acaso é meu colega. Chama-se Tiago Santos, e estuda na ESART, em Castelo Branco. O utilizador chama-se "tiagov6". Muito boa interpretação, por sinal." mdsol dizia : "Já votei! Mas será que funcionu bem? Não dá um registo do voto...  Parabéns Nélia (deduzo que é a mamã) :))". João Ferreira também comentava sucintamente dizendo: "Já votei!".  



A 18 de Fevereiro dizia ecnicalebric : "blogue bacana sir fernando! muito bacana mesmo..."


Sempre no dia 18 de Fevereiro dizia Pianoman : "Não é dos meus pianistas preferidos, mas reconheço-lhe importância, pelo que o Fernando disse no post e por outras coisas mais. Gosto particularmente é do Concurso de Piano que tem o seu nome, que tem lugar em Fort Worth (Texas) de 4 em 4 anos.
É um dos concursos mais reputados do mundo e já tivemos um participante português, Sérgio Varella Cid, exactamente na primeira edição deste concurso., onde obteve um honroso 6º lugar. Deixo aqui também a sugestão para o Fernando investigar sobre este mítico pianista e personagem fascinante que foi Sérgio Varella-Cid. Recomendo vivamente a leitura do livro "Balada para Sérgio Varella-Cid" de Joel Costa. AQUI podemos ver uma pequena "reportagem" em vídeo sobre a participação de Van Cliburn no Concurso Tchaikovsky. Contém imagens de Cliburn a tocar no concurso e outras de grande interesse histórico."

A 20 de Fevereiro dizia Boneca de Trapos comentando uma Recomendação de Quinta-feira: "Gosto de Mendelssohn. Estou fora, não poderei estar presente. Fica a pertinência das recomendações e o obrigada da *__bonecadetrapos__*"

Também no dia 20 de Fevereiro dizia Frioleiras "na semana passada... Marcos de Portugal na Gulbenkian............gostei muito !!!" No dia 23 de Fevereiro perguntava: "foste ver o concerto com a música de Marcos Portugal na Gulbenkian?". Não infelizmente não pude ir ver.
No dia 23 de Fevereiro Justine dizia : "Não sei como vim aqui parar, mas vim, gostei, aprendi e vou voltar! Saudações:))"

A 24 de Fevereiro mdsol comentava a nossa biografia de Oistrack: "Já tirei os apontamentos. Para mais tarde utilizar...E, entretanto, fui ouvindo! :))))" e a 28 de Fevereiro convidava-nos a dançar : "Então dancemos!.

Oportunidades na Amazon