segunda-feira, 27 de julho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #32)

Pesquisas da Semana
  1. nascimento de tchaikovsky : Sobre Tchaikovski escrevemos uma série de posts biográficos cobrindo vários aspectos da sua carreira. Estes posts começam aqui (estão todos linkados uns aos outros por isso será possível seguirem-nos todos). Tchaikovski nasceu a 7 de Maio de 1840 em Votinsk.
  2. "coro anonymus" : Falamos deste coro da Invicta cidade do Porto neste post. Na altura estavam à procura de novos membros, agora não sei ... É uma questão de visitarem o blog!
  3. ano da obra as estações de haydn : As Estações uma oratória de Haydn foi composta entre 1799 e 1801. Falamos desta composição aqui.
  4. celibidache : Sergiu Celibidache (1912-1996) é um dos maestros que está na lista dos nossos destaques (venceu uma votação para o efeito). Podem ler uma biografia aqui.
  5. concerto da metropolitana em montalegre, fotografias oml montalegre : Juntamos num mesmo item duas pesquisas semelhantes. Não tenho muitas fotos mas sobre o concerto está tudo dito aqui.
  6. coro vox maris : Falamos deste coro aqui.
  7. ensemble galhardia youtube : Pois lamento mas no You Tube não encontrei nada. Descobri num texto de 2006 que este agrupamento era na altura constituído por Ana Leonor Pereira (Soprano e Percussões), Diana Matos (Alaúde), Nuno Lamas (Flautas, Cornamusa e Cromorne) e Susana Diniz Moody (Contralto e Viola da Gamba Baixo), sendo que da primeira interprete encontrei uma página no MySpace com mais informações. Se alguém souber mais deste agrupamento dedicado à música renascentista ...
  8. letra da musica raven king do filme second life : Hum boa questão. Claro que falamos deste disco aqui (e está em destaque). A letra? Bem têm as duas primeiras estrofes ... Vou procurar ...
  9. ouvir sinfonia para polonia : Não podemos ter a certeza sobre a obra que era procurada por este nosso leitor. Será a Sinfonia de Paderewski ? Composta entre 1903 e 1908 e que praticamente deixou de ser interpretada ? O facto é que embora Paderewski tenha sido um notável politico e pianista além de uma personagem absolutamente notável dotada de um espirito indomável e os seus dotes de compositor sejam inegáveis no que diz respeito à imaginação nota-se claramente falta de trabalho e na verdade esta sua obra é considerada menor (houve críticos bem mais ásperos na avaliação ... )
  10. wladyslaw szpilman chopin nocturno do sustenido : Wladyslaw Szpilman é o nome do compositor polaco que escreveu o livro (autobiográfico) que serviu de base ao conhecido filme de Polanski "O Pianista". O nocturno que é interpretado no filme é o número 20 em Dó Sustenido Menor. Foi composto em 1830 sendo dedicado à sua irmã mais velha Ludwicka. Foi publicado apenas 26 anos depois da morte do compositor.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 392 visitas (+24,84%) das quais 266 de Portugal (+30,39%) e 93 do Brasil (+10,71%). Ao terceiro lugar voltou a França com 11 visitas. Por cidades Lisboa mantém uma liderança incontestável com 107 visitas (+48,61%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 38 (+11,76%) e em terceiro S. Paulo com 14 visitas (-6,67%).

Destas 65 foram directas (+32,65%), 182 foram através de sites de referência (+76,70%) enquanto 145 foram de motores de pesquisa (-10,49%).

Henri Latour : Música e Pintura

Estive hoje na Gulbenkian onde pude ver a exposição de Henri Latour. Não sendo a primeira vez que neste blog se abordam outras artes, já falamos aqui de cinema ou teatro por exemplo neste caso a pintura creio que é uma estreia.

Henri Latour tinha no entanto um ponto que o ligava muito fortemente ao tema deste blog. Partilhava o nosso gosto pela música. Tanto assim que várias das suas pinturas retratam músicos do seu tempo ou lhes foram mesmo dedicadas.

Henri Latour apreciava especialmente o romantismo Wagneriano e por isso acreditamos que terão interesse em ouvir este vídeo no You Tube que descreve o conceito de uma outra exposição onde se junta a música de Wagner e obras de vários pintores que descrevem os episódios "narrados" pela música.

Para terem uma ideia da pintura de Latour podem também ver este video. Para além das obras relacionadas com música de que vos falei as naturezas mortas e em particular as flores eram um tema recorrente de Latour assim como os auto-retratos.

Em resumo se poderem não deixem de dar um pulo à Gulbenkian para ver esta exposição. Wagner, Berlioz, Brahms ou Schumann nos ouvidos neste caso aceita-se ... Aqui à esquerda uma das obras presentes na exposição intitulada "Uma obra de Schumann". Neste registo há também algumas obras na exposição relacionadas com Wagner, com o festival de Bayreuth e mesmo com programas de concertos, não são muitas infelizmente ... Embora em inglês não posso deixar de vos recomendar um blog magnifico e em particular este post precisamente sobre Fantin-Latour e a música.

Oportunidades na Amazon