segunda-feira, 2 de março de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana 08

Bem de novo Portugal assume o primeiro lugar (344 visitas) face a um Brasil mais atento ao Carnaval (?) com 288 visitas. Em terceiro lugar de novo o Reino Unido com umas fantásticas 15 visitas.

No que diz respeito a cidades mantém-se a ordem Lisboa 146, São Paulo 48 e a Invicta cidade do Porto com 37.

1. nona sinfonia tradução: Bem mesmo com a maldição da nona sinfonia há bastantes nonas sinfonias. Se nos restringirmos às que têm uma parte vocal então eu suponho que o conjunto fica restrito à nona de Beethoven (pelo menos assim que me lembre). Estaremos então a falar do poema de Friedrich Schiller. Nós já falamos desta sinfonia aqui mas fica desde já prometida mais uma visita ao ultimo andamento com uma tradução deste poema (um dos que me lembro ter aprendido em formação musical na escola por acaso).

2. tchaikovsky (concerto em d maior para violino) : Bom nos falámos deste concerto aqui. Mas na verdade escolhemos esta pesquisa para vos dar um conselho. Quando pesquisarem evitem misturar designações anglo-saxónicas com as latinas. Quero dizer com isto podem falar em Dó, Ré, Mi, Fá Sol, Lá, Si - Maior ou Menor (neste caso Ré Maior) mas "d Maior" é má ideia em termos de resultados.

3. quando nasceu e quando morreu luigi boccherini : Para uma curta biografia deste compositor podem ler este post. Boccherini nasceu em Luca (Itália) a 19 de Fevereiro de 1743 tendo falecido em Madrid no dia 28 de Maio de 1805.

4. yosif kotek : Aluno de Tchaikovsky que terá inspirado o seu concerto para violino ao interpretar a Sinfonia Espanhola de Lalo.

5. william kapell : Grande pianista americano, estamos mesmo em maré de piano por aqui. Faleceu muito jovem num quando o avião onde seguia se despenhou. Fica aqui prometida também uma curta biografia. Oiçam para já aqui uma interpretação de Shostakovich.

6. massenet a little nightmare music : A primeira vez que este espectáculo foi no Mezzo há dois anos na passagem de Ano creio. Hilariante. Estiveram no CCB há uns dias, infelizmente não pude ir ver. Recomendo que procurem no You Tube (um exemplo aqui) os videos deles ou então que visitem o seu site oficial aqui. E preparem-se para uma valentes gargalhadas.

7. karajan ainda está vivo? : Na sua música sim. Fisicamente não. Leiam aqui uma curta biografia.

8. biografia‘für elise’ : Bem é impossível fazer uma "biografia" de uma composição. Podemos contar a história da sua origem embora neste caso especifico nos vejamos confrontados com um dilema. É que não há certezas. Leiam o que escrevemos aqui.

9. Antonio Capela Luthier : A família Capela é uma das familias de Luthiers portugueses mais significativas da actualidade, possivelmente a mais conhecida internacionalmente. Infelizmente não conseguimos dar-vos um site oficial por isso fiquem aqui com uma entrevista dada ao Expresso por Joaquim Domingos Capela.

10. K622 : Concerto para Clarinete de Mozart. Como vos expliquei há já algum tempo a letra "K" significa "Köchel" - o autor da classificação das obras de Mozart e obviamente 622 refere-se ao número de ordem, no caso o referido concerto para Clarinete de que falámos aqui.

Oportunidades na Amazon