segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Mozart - Concerto para Clarinete K. 622

Esta composição é considerada uma das obras primas de Mozart. Escrita em 1791 para o Clarinetista Anton Stadler foi a ultima obra orquestral composta por Mozart (cerca de 6 meses antes da sua morte). O concerto segue a forma tradicional (andamento rápido - andamento lento - andamento rápido): Allegro, Adagio, Rondo: Allegro.

De notar que este concerto foi originalmente escrito para um Clarinete especial que o próprio Stadler teria inventado e que permitia tocar notas mais graves do que um clarinete normal (segundo a enciclopédia Grove Music). Durante muito tempo este facto não era conhecido dado que na altura o editor resolveu publicar uma versão com essas notas transpostas para a gama dos Clarinetes normais.

Recentemente vários estudiosos recuperaram a versão original construindo instrumentos especificos para a execução desta peça incluindo David Shifrin e a Mostly Mozart Orchestra de que vos propomos o segundo andamento que é de uma beleza insuperável. Aliás diga-se que esta composição, no que diz respeito a instrumentos de sopro, é das minhas preferidas e segundo várias sondagens uma das peças mais apreciadas não só de Mozart mas de todos os compositores clássicos.

Transmite uma paz absoluta ... Fiquem bem com Mozart.

Segundo Andamento - Adagio (David Shifrin e a Mostly Mozart Orchestra)

2 comentários:

Oportunidades na Amazon