terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Anton Bruckner (1824 - 1896)

Continuando a nossa análise de compositores do período romântico hoje vamos falar de Bruckner que nasceu na Áustria a 4 de Setembro de 1824 na cidade de Ansfelden. O pai era organista e professor  tendo sido o seu primeiro professor. Bruckner desde muito cedo revelou tendências musicais tendo por essa razão ido estudar após o falecimento do pai (1837) para o monastério de St. Florian  onde fazia parte do coro. Infelizmente (felizmente para nós) a voz mudou e Bruckner decidiu então seguir a profissão do pai tendo estudado composição e órgão com em Linz com Dürrnberger.

Sendo a família de origem humilde e os salários enquanto organista e professor parcos Bruckner nunca teve uma vida fácil do ponto de vista financeiro. Nesses primeiros anos da sua vida profissional já como organista em St. Florian e em Linz as suas composições foram todas de tipo religioso destinando-se portanto a fazerem parte da liturgia. Nesse tipo de composição Bruckner encontrou sempre grande aceitação.

Porém no que diz respeito as suas sinfonias, as composições pelas quais é hoje mais conhecido foram sempre bastante mal recebidas pela sociedade vienense para onde entretanto se tinha mudado.Para este facto talvez tenha ajudado o facto de se ter tornado entretanto admirador e amigo de Wagner o que obviamente atraiu o ódio dos apoiantes de Brahms.

Nos últimos anos da sua vida à medida que a popularidade de Wagner crescia e que as audiências se iam habituando aos poucos á natureza contemplativa das suas obras o sucesso de Bruckner foi crescendo. Em 1886 o Imperador condecora-o com a ordem Franz-Joseph.

Bruckner faleceu em Viena a 11 de Outubro de 1896. A sua ultima sinfonia (a nona) dedicada a Deus ("dem lieben Gott") demonstra que tinha atingido a paz interior não obstante uma vida dificil e com pouco reconhecimento do seu enorme talento.

Para ilustra o seu estilo e antes de falarmos em maior detalhes de algumas das suas sinfonias, proponho que oiçam o segundo andamento da sétima sinfonia composta num período coincidente com o falecimento do amigo e inspirador Wagner. Poderia escolher um dos muitos maestros que foram responsáveis pela popularidade actual da obra de Bruckner. Como há muito tempo não ouvimos Furtwangler e porque esta versão é sublime aqui fica o adagio da sétima sinfonia de Bruckner em Mi Maior com a sinfónica de Berlim dirigida por Furtwangler numa gravação de 1942.
Parte 1, Parte 2, Parte 3 (já sabem que as sinfonias de Brukner são longas ... ).

Oportunidades na Amazon