sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Biografia Domenico Scarlatti

Hoje iremos falar de Domenico Scarlatti, o compositor Italiano convidado para vir para a corte de Portugal conforme vimos no post que escrevemos sobre Carlos Seixas.

VIDA

Domenico Scarlatti nasceu em Nápoles a 26 de Outubro de 1685. Em 1709 foi para Roma ao serviço da princesa Polaca Marie Casimire exilada nessa cidade . Em 1719 veio para Lisboa para ser professor da princesa Maria Barbara tendo ficado na nossa cidade até 1727 voltando a Roma onde se casou pela primeira vez com Catarina Gentilli. Um ando depois mudou-se para Sevilha onde permaneceu quatro anos e onde se diz teve contacto com o flamenco que na opinião de alguns especialistas marca a sua obra.

Muda-se de seguida para Madrid para a corte de Maria Barbara que entretanto se tinha mudado para Madrid em virtude do seu casamento.

Scarlatti fixa residência em Madrid onde acaba por falecer 25 anos depois a 23 de Julho de 1757. Durante este intervalo de tempo Scarlatti acabaria por compôr mais de 500 sonatas e embeber no tecido do barroco Italiano a influência ibérica.

OBRA

Embora Scarlatti tenha composto algumas obras para voz nomeadamente algumas óperas é sem dúvida o seu trabalho para teclas (as tais mais de 500 sonatas) que são mais sigificativas. Na verdade apesar de serem obras nitidamente barrocas e italianas a sua construção e sonoridade é única por ser fortemente influenciada pela musica tradicional ibérica.

Estas sonatas foram fonte de grandes elogios de vários compositores e muitos grandes pianistas. É de um destes pianistas que esolhemos uma interpretação para demonstrar o estilo de Scarlatti. Oiçam Horowitz a interpretar a Sonata L224.

Mais uma recomendação para o fim de semana

Ontem esquecemo-nos nas nossas recomendações de Quinta-Feira (são à quinta para não haver desculpas que não tiveram tempo de preparar o fim de semana e não, em relação ao frio não posso fazer nada, mas de acordo com a previsão do tempo não vai chover ...) deste concerto em Torres Vedras.

Diz-se no blog do Coro Ricercare

O Coro Ricercare tem o prazer de integrar em conjunto com o Coro da Escola Superior de Música de Lisboa, o Coral Odyssea e a Orquestra Filarmónica das Beiras, um concerto a realizar já no próximo dia 2 de Dezembro, Domingo na bonita cidade de Torres Vedras. O programa integra obras de Bach, de Bernstein e de Nuno Corte-Real.

Um concerto a não perder!
Convento de Nossa Senhora da Graça

Praça 25 de Abril - Torres Vedras
Domingo, 2 de Dezembro
15:30


E nós sublinhamos se estiverem na região de Torres Vedras não percam !

Oportunidades na Amazon