sábado, 26 de fevereiro de 2011

Era verdade - Poema Satírico de Fernando Alípio de Vasconcelos

Continuando a partilhar convosco alguns dos poemas do meu avô hoje mudamos de registo e passamos para a Sátira. Este poema foi escrito em 1972 e apresentado no II encontro dos professores do Ensino Secundário que se realizou na Figueira da Foz. Foi primeiro prémio ... será escusado realçar que manteve a actualidade (infelizmente).

Era Verdade!

Constou que certo senhor
que, em vida, foi professor,
fez testamento, ao morrer!...

Foi notícia de espantar,
pois toda a gente sabia
que, no tempo em que vivia,
não ganhava p’ra comer!

Que bens podia deixar?!...

Depressa, como convinha,
fui saber como era aquilo.
E, afinal era verdade
o que rezava o relato!
Legara tudo o que tinha
às Casas de Caridade:
- A viúva a um Asilo,
três filhos ao Orfanato!

Para acompanhar tenho dificuldade em escolher uma composição mas talvez se possa encontrar no Carnaval dos Animais de Saint-Saens um espírito satírico aproximadamente equivalente e um ambiente "escolar" "semelhante" ainda por cima.

IV Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro em Oliveira de Azemeis

Através de Eugénia Ferreira e do Facebook ficamos a saber da realização do IV Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La-Salette". O concurso terá lugar entre 16 e 20 de Abril e as inscrições são até ao dia 11 de Março. No dia 21 de Abril decorrerá o concerto dos laureados.  No site da Câmara Municipal de Oliveira de Azemeis podem obter mais informações e a ficha de inscrição.

Por isso instrumentistas de Sopro nossos leitores avançai sem temor porque nestes e noutras competições como dizia o barão Pierre de Coubertin mais importante do que vencer é participar com alma acrescento eu.

Oportunidades na Amazon