domingo, 9 de novembro de 2008

Guilhermina Suggia (1885 - 1950) - Segunda Parte

Esta é a segunda parte da nossa história leiam aqui a primeira parte.

Graças ao concerto que deu para a Raínha Guilhermina conseguiu uma bolsa para ir estudar para a Alemanha mais precisamente em Leipzig com Julius Klengel(1859-1933) um dos mais conhecidos professores da época e que para além de Guilhermina Suggia ensinou entre outros Gregor Piatigorsky e William Pleeth.

William viria a ser o professor doutra grande violoncelista Jacqueline du Pré pelo que podemos dizer sem exagero que a vida das duas está de certa forma ligada. Aliás a ligação até é mais forte do que isso porque as lições de Jacqueline du Pré com William Pleeth foram pagas pelo menos em parte com a bolsa que Guilhermina estabeleceu para ajudar jovens violoncelistas em inicio de carreira.

Na verdade Guilhermina ou melhor a sua família passou momentos difíceis em Leipzig. A bolsa que a Raínha havia concedido dava para uma pessoa mas ela tinha viajado com o pai. A única fonte de sustento da família era a irmã que dava aulas de piano.

Klengel foi assim o terceiro e ultimo professor de Guilhermina. Klengel era tido como um professor bastante dócil e que respeitava as individualidade dos seus alunos. Na verdade Guilhermina Suggia sempre falou do seu mestre com afecto. A Bolsa de estudo tinha uma duração prevista de três anos no entanto em parte pela rapidez com que Guilhermina parecia aprender tudo o que o mestre lhe passava em parte possivelmente pelas dificuldades económicas que a estadia provocava tudo se passou em pouco mais de 10 meses !

No fim destes Guilhermina foi convidada para tocar com a Orquestra Sinfónica de Leipzig (Gewandhausorchester Leipzig) que era ao tempo (e ainda é hoje) uma das mais famosas e reconhecidas orquestras sinfónicas. Dirigida na altura por Arthur Nikisch um dos grandes maestros da Europa tocar enquanto solista com uma orquestra deste calibre era uma honra que atesta a qualidade de Guilhermina Suggia. A propósito desta orquestra só para terem uma ideia do seu valor foram seus maestros nomes como Mendelssohn, Bruno Walter, Furtwängler e mais recentemente Kurt Masur. Esta orquestra com mais de 250 anos de existência é uma das mais antigas do mundo em actividade.

O concerto em que Guilhermina Suggia interpretou o relativamente pouco conhecido concerto para Violoncelo em Lá Menor Op. 33 de Robert Volkmann foi um tal sucesso que o maestro admitiu uma quebra de protocolo autorizando um encore que consistiu simplesmente na repetição do referido concerto. Guilhermina Suggia tinha 18 anos e partia nessa data para uma carreira de sucesso internacional.

Entre 1903 e 1906 faz uma série de concertos em várias cidades europeias tendo a oportunidade de interpretar o famoso concerto para Violoncelo de Dvorak na presença de sua filha ou de tocar na presença do famoso violoncelista e compositor David Popper. E é nesta sequência que chega a Paris onde vai iniciar com Pablo Casals a fase mais misteriosa da sua vida, mas essa vai ser a nossa história para a amanhã.

Nova Votação - Escolha agora um pianista

Já tivemos compositores (venceu Brahms), maestros (venceu Karl Böhm), flautistas (Venceu James Galway) e na ultima votação violoncelistas (venceu Guilhermina Suggia - obrigado Pianoman pela excelente sugestão de adicionar a nossa Guilhermina).

Agora de certa forma em homenagem ao nosso leitor mais atento vamos pedir-vos para escolherem um pianista. O critério da escolha destes nomes foi simplesmente, admito, a minha curiosidade em saber mais sobre cada um deles. São nomes que conhecemos, pensamos bem, mas muitas vezes ignoramos a sua verdadeira dimensão.

Claro que esta lista poderia ter pelo menos uma centena de nomes. Escolhemos cinco, admitimos que poderiam haver mais e melhores. Se tiverem alguma sugestão adicional estejam à vontade, votem através de comentários. Se eu tiver realmente muita pena em não ter considerado a vossa opção farei como no caso da Guilhermina Suggia. Paro a votação, considero os votos já atribuídos e recomeço com a vossa sugestão.

Assim pedia-vos para escolherem entre:

Vianna da Motta
Nelson Freire
Alfred Cortot
Glenn Gould
Guiomar Novaes

Do vencedor já sabem que escreverei um post especial. Sei que existem aqui nomes de notoriedade muito diferente, uns polémicos pelas suas escolhas políticas outros pela sua concepção artística, uns ainda em actividade (apenas um na verdade) mas deixem-se levar pela curiosidade, leiam um pouco e votem ...

Mais recomendações musicais agora nos Açores

O nosso leitor Afonso tinha-me feito um comentário recomendando um festival que decorre actualmente nos Açores. A maioria dos concertos já passaram mas se por acaso vive nos Açores ou está de visita e mais precisamente nas ilhas do Corvo ou das Flores não perca:

11 Novembro
21h30 - Quarteto Com.Mozart
Igreja Matriz da Vila Nova
Ilha do Corvo


12 Novembro
21h30 - Quarteto Com.Mozart
Museu das Flores
Ilha das Flores

Oportunidades na Amazon