sexta-feira, 30 de maio de 2008

Schubert - Uma promessa eterna ?

Os Açores estão nitidamente em alta neste blog ... Depois das fotografias segue-se um dos compositores preferidos de um nosso leitor Açoriano ... Vamos falar de Schubert.

Não tivesse Schubert falecido com apenas 31 anos e provavelmente seria muito mais conhecido e reconhecido. Na verdade parece quase incrível que com apenas essa idade tenha composto mais de 600 lieds e nove (ou dez conforme as opiniões) sinfonias para além de várias composições de música de câmara como por exemplo a famosa Truta.

Do talento desperdiçado pelo precoce desaparecimento do compositor a melhor expressão talvez seja a do seu amigo e poeta Franz Grillparzer, "Aqui a música enterrou não só um tesouro mas ainda uma maior esperança".

Das composições de Schubert só podíamos mesmo começar com um lied. E nada melhor do que a canção conhecida por Avé Maria. Dizemos "conhecida por" porque na verdade o seu título original é Ellens Gesang III (ou A Terceira Canção de Helena) do livro de Sir Walter Scott Lady of the Lake. Na verdade em virtude desse título a canção é muitas vezes interpretada com uma letra correspondente a uma verdadeira prece e não ao texto original.

Fiquem aqui com uma interpretação desta obra (Ellens Gesang III, D839, Op 52 no 6 composta em 1825) por Jessye Norma.

Açores, Saudades e Música


Um amigo meu, fotografo, esteve recentemente nos Açores. Se estão a ler isto sabem que a música é a minha paixão. Ao ver algumas das fotografias relembro que apenas estive por duas vezes nos Açores e por períodos curtos. Ficou porém uma paixão (e saudade) igual à música. Afinal os Açores também são música, concluo. Têm a mesma propriedade de catalisação do mistério e da luz. Pelo menos aos meus olhos e aos olhos das fotografias do Joel Santos.
Aqui fica um exemplo só para vos explicar ... Ao ver isto nitidamente estou a ouvir Bach.

Oportunidades na Amazon