domingo, 15 de agosto de 2010

Post nº 1000 : Os vossos comentários a este blog (Parte 34 - 16 a 31 de Agosto de 2009)

Em Agosto já se sabe há sempre menos interactividade e visitas. Os leitores preferem actividades de ar livre vá se lá saber porquê ... No ano passado no dia 17 de Agosto Ematejoca comentava o post em que vos falava do novo record do mundo dos 100m, o único Record que vi ser batido até ao hoje ao vivo: "... e a Alemanha já ganhou 3 medalhas, Fernando!!! Bartels uma Medalha de Bronze. As Silver-Girls: Jennifer Oeser e Nadine Kleinert ganharam prata.Foi hoje a primeira vez, que ouvi o nome: Usain Bolt."

A 19 de Agosto Geocrusoe dizia sobre a minha visita a Leipzig : "Bem eu pouco saí de berlin, apenas fui a postdam, mas aí não era a música o chamariz. mas berlin tem música qb e pos isso sonho lá voltar à cidade que me levou a estudar alemão sozinho em casa." Ematejoca por seu lado dizia : "Estou há anos na Alemanha e ainda não vi tudo aquilo, que gostava de ver: Leipzig, por exemplo. Ando há anos para visitar essa cidade. Gostava de lá ir em Março, por altura da Feira do Livro. É uma Feira do Livro mais pequena e menos importante do que a de Frankfurt, mas mais interessante!"

A 20 de Agosto dizia Andre Egg a propósito de um post onde vos dávamos os resultados intermédios na votação da nossa sinfonia preferida : "Votei na Fantástica do Berlioz, mas preferia votar na Sinfonia de Câmera do Schoenberg, ou na do Luciano Berio, ou na n° 1 de Guerra Peixe ou na de Camargo Guarnieri - se alguma destas opções estivesse disponível. Parece que na tua enquete só estão as oitocentistas...". Mário por seu lado dava-nos a receita para a vingança: "Então a "malta do Ravel" debandou ? ;-). Da 1ª vez que fui a Salzburgo, no verão, contava poder assistir a alguns concertos, uma óperazita... isto no início dos 90. Assim que cheguei à bilheteira e perguntei lugares e preços, fiquei estarrecido. Da ordem dos 80 p.p.os mais baratos! Na altura , já tinha ficado "teso" só com a viagem e o miserável "hotelzito"... Pois agora imagine o Fernando o que é estar em Salzburgo, durante o festival, a vê-lo passar...claro que aproveitei para passear no Tirol.Vinguei-me uns anos depois. Faça o mesmo: programe Berlim II com bilhetes na mão...". Filipe Castro por seu lado perguntava se ninguém tinha votado na Sexta de Beethoven: "E ninguém votou na sexta sinfonia de Beethoven?". Bem Filipe ter tinham mas nesta fase da votação já só estavam em consideração as 10 mais votadas ... Raul Martins desculpava-se da ausência e confessava já ter também votado: "Também lá deixei os meus votos. Ainda apareci a tempo. Um abraço sentido, para ti e para os teus, apesar da ausência.Carpe diem!"

A 23 de Agosto Ematejoca comentava sobre a Biografia de Robert Schumann : "O pai de Clara tinha toda a razão em não querer a ligação de Robert e da sua filha, pois Schumann tinha problemas com a bebida, o fumo e crises depressivas... e Clara tinha um grande futuro à sua frente como pianista. Após 14 anos de casamento, Clara compreendeu a asneira desse casamento. Sózinha com 7 filhos (um deles morreu muito novo), tendo que dar aulas e apresentações para sustentar a família, pois Schumann entrou em depressão crónica, o que obrigou a família a interná-lo num manicómio, onde ficou dois anos, até à sua morte. CLARA NUNCA O VISITOU!!! A partir daí ela ficou livre para compor e dar concertos, desenvolvendo, finalmente a sua carreira. Claro, que continuou a divulgar a obra do marido. Mas uma coisa é o homem, outra o MÚSICO. A amizade (ou mesmo um romance) com Johannes Brahms foi nessa altura muito importante para Clara Wieck."Não sei Ematejoca, não sei se terá sido assim. José Luís Sarmento por seu lado atribuía-nos um selo. Como sabem até agora não temos colocado ou seguido estas correntes - deformação profissional diria ... no entanto aqui fica a menção e o agradecimento: "O Rui Herbon, d'A Escada de Penrose, acaba de me atribuir o prémio representado por este selo. As regras que o prémio acarreta são as seguintes:


1- Colocar o selo no blogue;
2- Indicar 10 blogues que considero viciantes;
3- Informar os indicados;
4- Publicar no blogue três coisas que pretendo fazer no futuro.


Três coisas que pretendo fazer no futuro:
1) inflectir pouco a pouco a orientação do blogue para a intenção inicial, que consistia em falar de leituras;
2) sem prejuízo do que disse acima, continuar a reflectir sobre política e educação numa perspectiva radical, ou seja, partindo de posições de princípio e distanciando-me um pouco das polémicas correntes;
3) dedicar alguma atenção à temática do ambiente, ligando-a à da racionalidade e do pensamento crítico.


Os blogues que nomeio são, por ordem alfabética, os seguintes:


A Natureza do Mal
Ao Longe os Barcos de Flores
Câmara dos Lordes
Da Minha Profunda Ignorância
Delito de Opinião
Diz que não gosta de música clássica?
Está de Velho!
Ladrões de Bicicletas
O Bengalão
Vade Retro"

No dia 25 de Agosto Frioleiras perguntava sempre sobre a Biografia de Robert Schumann : "Brahms não teve a ver com as ''incomunicações'' com a sua mulher Clara?...Será romanceado talvez mas, em termos humanos sabemos quanto os distúrbios sentimentais podem ser abalados com semelhantes factores e ainda mais numa época romântica, tão propícia ao exarcebamento sentimental e psicológico............." Tal como Ematejoca , Frioleiras acredita que a relação entre Clara e Brahms poderá ter sido mais do que simplesmente de amizade ou de paixão mais ou menos platónica. Não sei ... mas que

No dia 28 de Agosto Ematejoca dizia não se admirar que tivéssemos acertado numa questão que colocava no seu blog: "Claro, que era Goethe, o maior homem de letras alemão. Que o Fernando e o Geocrusoe acertassem não me admirou nada - era uma pergunta para ambos!!!"

No dia 30 de Agosto dizia Geocrusoe a propósito do primeiro termo do nosso Dicionário : "Não é também um anacronismo considerar esta salve regina como canto gregoriano? O canto gregoriano é monódico, portanto só com vozes em uníssonos. O presente caso faz-me lembrar mais os primeiros cantos polifónicos do tempo de Pérotin, quando do aparecimento de tropes e organas como no manuscrtio de Puy. Claro, no que se refere ao tema do post... é um belo exemplo de cantar a capella." Uns minutos mais tarde Geocrusoe completava com "como quando vou ao you tube depois de algo tão belo como aquele salve regina, lá me entretenho a buscar outras obras, cá vai um à capella contemporâneo, embora sem arriscar muito na dissonância ou no reino do atonal http://www.youtube.com/watch?v=fDmmAS49k0Q". Cesar Marrafa por seu lado gentilmente dizia-nos quanto apreciava este blog : "Caro Fernando Vasconcelos
Costumo passar no seu blogue sempre que para tal tenho tempo disponível. Deixo este comentário só para realçar o excelente Blog que nos proporciona e os excelentes momentos que me faz passar. Graças a isso tenho ficado muito mais rico e esclarecido, principalmente no que à Musica Clássica diz respeito.
Continuarei, com muitíssimo prazer. Um abraço.". Mário por seu lado achava a ideia boa e recomendava uma tag (já foi colocada e tem 13 entradas, menos do que eu gostaria mas é o que se consegue ... ) : "Excelente ideia. Posso sugerir que coloque uma etiqueta "dicionário" ou outra a seu gosto para futura consulta? Parece que a origem do termo está no côro da Capella Sixtina do Vaticano, significando "cantar ao estilo da Capela". De início referia-se a canto litúrgico não acompanhado, de que era modelo a obra de Palestrina, mas generalizou-se a toda a música apenas vocal, sagrada ou profana. Na verdade, já na época de Palestrina, muita da obra sacra "a capella" era de facto acompanhda por um fundo de órgão !"

Oportunidades na Amazon