quinta-feira, 10 de abril de 2008

Jacques Brel (1929 -1978)

É imperdoável ! Deixei passar o aniversário do nascimento de Jacques Brel ! Na realidade no passado dia 8 teria feito 79 anos.

Jacques Brel foi (é) um dos grande poetas de expressão francesa que coloco ao lado de nomes como Baudelaire, Rimbaud, Verlaine ou Victor Hugo.

Eu cresci a ouvir Brel primeiro sem entender muito bem as palavras dando-lhes significados adequados à minha idade, depois aos poucos fui entendendo aquele universo e como na canção "un matin le mur du silence se brisa".

É impossível dizer-vos qual a canção de Brel que prefiro. São tantas, tão diferentes. "Quand on a que L´Amour ?", "Amsterdam" ? "Mon Enfance"? , "Le Plat Pays"? . Um dos grandes desgostos que tenho é nunca ter visto Brel ao vivo. Por aquilo que conheço dos vídeos gravados deve ter sido uma experiência inesquecível.

Tinha de escolher uma por isso aqui fica uma das canções incontestavelmente uma verdadeira obra de arte.

Brel faleceu a 9 de Outubro de 1978 perto de Paris mas a sua alma já estava sobre o sol quente das Marquesas onde está convenientemente enterrado a alguns metros de Gauguin. Garanto-vos que nessa data não me esquecerei de vos voltar a falar dele. Porque para mim Jacques Brel é também um clássico.

Ah, e para que não volte a acontecer vou já registar as datas de alguns outros cantores poetas ou poetas cantores a ordem dos factores sendo arbitrária (Brassens, Ferrat, Ferré, Vian, ...)

Oportunidades na Amazon