segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Concerto de Fim de Ano da Sinfónica Juvenil - Gala de Ópera

Bom na Sexta-Feira e no Sábado conforme poderão ter constatado não houve posts. Uma das razões foram várias actividades ligadas à escola de música do meu filho (a propósito grande Bruch) e também o concerto que é o título deste post.

O post sobre este concerto vai-nos servir como introdução a um tema que em breve vamos abordar em maior destaque A Ópera Romântica.

Na verdade desde há 9 anos que este concerto de Fim de Ano da Sinfónica é constituído por reportório de ópera num espectáculo que reúne além da Sinfónica Juvenil três coros, o coro da Universidade de Lisboa, o coro do Instituto Gregoriano e este ano pela primeira vez (creio - se estiver enganado que alguém me corrija) o coro do Conservatório Regional de Setúbal. Foram solistas Sandra Medeiros(soprano, Laryssa Savechenko(contralto), João Queirós(tenor) e Armando Possante (barítono) com a direcção de Christopher Bochmann.

Não tenho imagens ou sons do concerto para vos mostrar (bom na verdade tenho uma pequena parte da Abertura da Força do Destino mas isso fica para amanhã) mas não quero deixar de vos mostrar o que ouvi com muito agrado diga-se em mais uma excelente noite de música, mais uma prova de que existe trabalho válido na música em Portugal. Aproveito também para vos deixar o convite para na próxima Sexta-Feira às 21:30 na Basílica da Estrela ouvirem a Camerata da Orquestra Sinfónica Juvenil num Concerto de Natal com obras de Bach, Mozart, Reger e Bochmann.

A primeira parte foi toda dedicada a Verdi com a Abertura de que já falei para depois termos arias de Rigoletto, Il Trovatore e La Traviatta. Vejam aqui uma das árias que também foi interpretada o ano passado (esta versão é precisamente de 2008).

A segunda parte foi inteiramente preenchida com Donizetti  e a sua ópera L´Elisire d´Amor de que poderão ver o final aqui.

Oportunidades na Amazon