terça-feira, 15 de julho de 2008

Schubert - "Winterreise" - Mut (Coragem)

A tradução original do poema é de Eduardo Gabarra que poderão encontrar aqui. Fizemos ligeiras alterações à tradução que apontamos em azul. A ilustração é da grande voz Lotte Lehmann. Também são dela as principais indicações que damos quanto a esta canção provenientes do livro "Eightheen Song Cycles - Studies in Their Interpretation". Não deixem também de ler o artigo sobre este conjunto de canções aqui.

Mais uma vez o jovem apaixonado consegue reunir alguma coragem. Coragem que retiramos da recusa da morte em nos ter levado. Lotte Lehmann tem uma expressão muito curiosa acerca desta canção. Diz ela que é como se tendo medo de nós próprios assobiássemos para afastar esse receio.

Oiçam aqui o nosso barítono de referência, Dietrich Fischer-Dieskau a interpretar esta canção acompanhado ao piano por Alfred Brendel.

Coragem

Se a neve me cai no rosto,
tiro-a de lá.
Quando o coração fala em meu peito
canto alto e alegre.

Não escuto o que ele me diz,
não tenho ouvidos,
não sinto seus lamentos,
lamentar-se é para os tolos.

Alegre vou pelo mundo
contra o vento e as intempéries;
se não há um deus na terra
nós mesmos seremos deuses.

De onde vieram os visitantes da semana (#1)

Lembrei-me que talvez fosse também engraçado para todos saberem de onde vêm os visitantes deste blog. Assim o top 10 de visitas por países foi liderado mais uma vez pelo Brasil. Pois é meus amigos brasileiros. Já há mais brasileiros do que portugueses a ler este blog. Acreditem que é para mim uma honra que isso aconteça.

Com a oferta cultural que existe no Brasil fico muito contente por acharem que vale a pena perderem o vosso tempo neste nosso modesto espaço.

Bom, O TOP 10 é assim:

1. Brasil 380
2. Portugal 354
3. França 12
4. Itália 6
5. Espanha 5
6. Dinamarca 4
7. Estados Unidos 4
8. Ucrânia 3
9. Holanda 2
10. Alemanha 2

Por cidades

1. Lisboa 154
2. Sao Paulo 53
3. Porto 36
4. Rio de Janeiro 26
5. Curitiba 18

Oportunidades na Amazon