sábado, 23 de janeiro de 2010

Richard Strauss ( 1864 - 1949 )

Um dos outros compositores extraordinariamente relevantes do período romântico (bem mesmo do fim do período romântico) e de que ainda não falamos é Richard Strauss embora tenhamos falado aqui de uma das suas composições: 4 Ultimas Canções .

Strauss nasceu em Munique a 11 de Junho de 1864 filho do primeiro  trompetista da corte que lhe ensinou os primeiros principios musicais. embora tivesse sempre estudado música em privado nunca ingressou no conservatório. Em 1882 iniciou os seus estudos universitários em Munique mas não em música. Um ano depois viria a abandonar esses estudos tendo na altura conseguido um lugar de assistente com o famoso maestro Van Bullow.

Strauss casou-se com a soprano Pauline de Ahna em 1894 tendo esta sido a inspiração de muitas das suas obras e talvez a razão pela qual a maior parte das suas óperas são para vozes sopranos - apesar de se pensar que em particular as 4 ultimas canções poderiam ter mais a ver com a admiração de Strauss por Kirsten Flagstad.

Strauss foi artisticamente bastante conservador no inicio da sua carreira musical em grande parte pela educação musical providenciada pelo seu pai. Isso viria no entanto a mudar em primeiro lugar através dos seus poemas sinfónicos de que devemos realçar Also Sprach Zarathustra de 1896 (baseado na obra de Nietzsche de mesmo nome) e também D. Quixote de 1898.

As suas óperas conheceram também bastante sucesso e polémica em particular Salomé (1903-1905) no que diz respeito a este ultimo critério. Dentro deste género Friendstag assume alguma relevância pelo seu libretto pacifista  numa altura que toda a Alemanha se preparava para a guerra. Esta obra é vista por muitos como a expressão da verdadeira posição de Strauss relativamente ao poder Nazi na Alemanha. Strauss que que chegou a ser nomeado pelo ministro da propaganda Goebels "Reichsmusikkammer" foi no entanto afastado do cargo por se ter recusado a eliminar do libreto Die schweigsame Frau o seu amigo Stefan Zweig. Claro que algumas outras obras como Rosenkavalier ou Elektra também merecem referência.

Além destes géneros Strauss também compôs obras embora poucas de música de câmara e alguns concertos dos quais podemos realçar o Concerto para Oboé de 1945 que podem ouvir aqui. Iremos claro falar em maior detalhe deste compositor mas por agora fiquem com este registo.

Richard Strauss faleceu a 8 de Setembro de 1949 em Garmisch-Partenkirchen.

Oportunidades na Amazon