segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Shinichi Suzuki (1898 - 1998)

Shinichi Suzuki faleceu a 26 de Janeiro de 1998 ou seja há exactamente 11 anos depois de uma vida cheia de amor, "nurtured by love" como diz um dos seus livros.

Shinichi Suzuki foi um dos mais brilhantes pedagogos do século XX. Não deixou claro de ser polémico quanto baste para alguém que procurou mudar todos os préconcebidos acerca do ensino da arte, ou mesmo simplesmente do ensino.

Filho do dono da maior fábrica de violinos do Japão no período anterior à guerra Suzuki apenas começou a tocar violino aos 17 anos conta a sua biografia depois de ouvir Mischa Elman, violinista de origem ucraniana conhecido pelo seu som aveludado e poético, numa interpretação de Ave Maria de Schubert. Vive então vários anos na Alemanha sobre a guarda de Albert Einstein (sim o famoso físico) e onde estudou com Karl Klinger.

Durante a guerra a fábrica do seu pai é bombardeada e Suzuki decide então para sobreviver dar aulas de violino em Matsumoto, cidade para onde então se mudou. Nessa escola aperfeiçoa o método (Suzuki detestava que se utilizasse este termo) que viria a espalhar-se nos Estados Unidos e a Europa mais nos Estados Unidos dado que na Europa dado que no velho continente as velhas escolas de violino provaram ser um obstáculo mais difícil de ultrapassar.

Este método, ou melhor esta filosofia baseia-se na axioma de que "o talento educa-se" ou seja que as capacidades das crianças dependem do ambiente em que se inserem e que se devidamente estimuladas todas podem aprender música, ou a bem dizer qualquer tipo de arte.

A pedagogia inerente ao método repousa num método de imitação semelhante ao processo de aprendizagem da língua materna que torna possível a aprendizagem de um instrumento a partir dos três anos.

Pese a polémica, alguns erradamente pensam que esta filosofia produz autómatos, não compreendendo que na realidade isso é tanto verdade quanto é verdade que todos nós somos capazes de nos exprimir de forma muito diversa, muito embora todos tenhamos aprendido a falar da mesma maneira, com as mesmas primeiras palavras, pelo mesmo processo de repetição, de tentativa e erro.

Shinichi Suzuki foi o primeiro grande democratizador da música levando a sua aprendizagem literalmente a todos os cantos do mundo, a todas as classes sociais. No que diz respeito aos "autómatos" saibam por exemplo que violinistas tão diferentes como Nigel Kennedy ou Takako Nishizaki aprenderam por este método.


Quanto à democratização se não acreditam basta verem estas fotos de crianças no Perú e em El Salvador por exemplo. Em Portugal existem também várias escolas que utilizam este método. Perdoarão certamente que vos recomende a Academia de Música de Lisboa, vejam aqui no You Tube a Orquestra Os Violinhos desta escola.


Shinichi Suzuki faleceu quando dormia, provavelmente e merecidamente em paz consigo e com o mundo, por lhe ter dado a beleza possível. Que falta faz hoje ...

Oportunidades na Amazon