domingo, 3 de janeiro de 2010

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 3: Mar-Abr 2008)

Estávamos a 1 de Março quando o nosso leitor Scarlatti (como viram um dos primeiros comentadores neste blog) nos dizia (comentando o post sobre a quarta): "Bom dia Fernando: Deixe-me felicitá-lo pela sua "série" sobre Sinfonias de Beethoven. Seguindo as pisadas de Bernstein :) Já agora, adoro todas as nove, mas Quarta é a Oitava são as minhas favoritas !!!  Um abraço. Scarlatti".

Um dia depois perguntava Miguel que também já conhecem do primeiro post sobre 2008, a propósito de um post que escrevi sobre a minha avó e o meu sobrinho (sinceramente um dos posts de que mais gosto), mas dizia perguntava Miguel: "Abençoadas as avós que tão profundamente marcam os seus. Felizes os que por elas foram tocados. Um abraço. PS. Aproveito para tentar esclarecer uma dúvida antiga (preguiça de consultar gramáticas): pode usar-se "música" como feminimo de "músico"? (já vi esta forma mas também "musicista")." Claro que esta pergunta não ficou sem resposta porque Pianoman respondeu com a ajuda do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa: "Por muito estranho que pareça (a mim parece-me realmente estranho, mas é uma questão de hábito), aparentemente o termo correcto é mesmo música, como se pode ver no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa:
[Pergunta]
A palavra músico, enquanto designação de actividade profissional tem feminino, ou seja, como designar uma mulher que se dedica à música?
[Resposta]
O feminino de músico, designativo de actividade profissional, é música! Fulana é música da orquestra tal.
Compreende-se que não caia bem, porque estamos habituados a dar outros significados a esta palavra. É tudo uma questão de hábito. E não há confusão porque a frase em que o substantivo música aparece inserido e a situação em que se emprega, imediatamente nos mostram de que se trata: arte de combinar os sons, composição musical, concerto musical ou instrumental, filarmónica, orquestra; e conjunto de músicos, no qual se encontra a música Fulana. Antigamente, também havia apenas o juiz, o biólogo, o locutor, etc. E agora temos a locutora, a bióloga, a juíza.
A Língua Portuguesa está muito bem preparada para formar femininos, quando necessário, o que não acontece com outras. Ajudemo-la a conservar esta óptima característica.
J.N.H. :: 01/02/1999"

No dia 4 de Março de 2008 estreava-se Gi do Garden of Philodemus na altura com uma indicação técnica referente ao meu lamento de não conseguir centrar imagens: "Fernando, para centrar a imagem, no seu editor de html escreva< p align="center" > antes dos dados da imagem, e depois acabe com < /p >. Feche os espaços que deixei a mais depois dos < e antes dos >." Gi voltaria a comentar no dia 19 de Março de 2009 a propósito do post que então escrevi sobre o Falecimento de Arthur C. Clarke : "Já não leio ficção científica há anos, mas li muitíssimo, e Arthur C. Clarke era um dos grandes. Espero que tenha apanhado o elevador para as estrelas." No dia seguinte respondendo a algumas outras sugestões ainda sobre o tema ficção cientifica : "Não conheço Barjavel nem Moorcock, mas acrescentaria Brunner, Sturgeon e, nos seus bons momentos, Heinlein..."

Oportunidades na Amazon