domingo, 24 de julho de 2011

Prokofiev (1891 - 1953) - A biografia completa

Este post é apenas um índice para os vários posts que fomos escrevendo ao longo destes últimos tempos sobre este compositor Russo.

Prokofiev - Os primeiros anos
Prokofiev - A confirmação de um génio
Prokofiev - Os anos fora da Rússia
Prokofiev - A Arte do Medo
Prokofiev - A Segunda Guerra Mundial
Prokofiev - Os últimos anos

Faleceu Amy Winehouse - Uma perspectiva romântica

Amy Winehouse faleceu. Não serei hipócrita dizendo agora que gostava da interprete. Reconhecia-lhe talento mas não apreciava a vida que levava, o aparente gosto pelo abismo. A morte porém tem destas coisas e com o devido distanciamento penso agora que mais do que a pressão do mercado ou a esquizofrenia assassina dos media - lamento utilizar este ultimo termo mas não tenho outra forma de qualificar algumas chamadas de capa ou noticias sobre a interprete sobre o pretenso dever de informar - mas mais do que isso dizia penso agora se não se tratava antes da continuação da tradição romântica: do artista que sofre e que procura deliberadamente os limites. Confesso que não entendo bem essa necessidade.

Amy Winehouse faleceu com 27 anos, Schubert com 31 talvez o primeiro dos grandes românticos. Por coincidência ontem fui ouvir o Concerto Final do Workshop de Verão que incluía a Sinfonia Incompleta de Schubert. Estou certo que onde estão Schubert, Schumann e Strauss e Amy estarão a discutir Wintereise ou as 4 Ultimas Canções. Para nós fiquemos com o génio de Schubert e o Segundo Andamento da Sinfonia Incompleta. E não fiquem horrorizados com o paralelo que acabei de fazer, tem provavelmente mais semelhanças que diferenças ... E que nos transmita a paz que necessitamos ...

Oportunidades na Amazon