sábado, 13 de novembro de 2010

Recomendações para o fim de semana ( 2010 - Semana #45) - 13 e 14 Novembro

Em primeiro lugar e porque já não o faziamos há muito queria recomendar-vos a Agenda do Sapo Cultura porque não só encontrarão lá algumas destas sugestões como também terão outras certamente tão deliciosas quanto as que aqui destaco. Claro que para nós a área da música clássica tem um especial atractivo mas ...

Claro que vos recordo também o Coro Vox Maris em Óbidos de que já vos havíamos falado aqui.

Começando pelo Algarve teremos no Centro Cultural de Lagos um concerto integrado no All Algarve 2010 (desculpem-me mas recuso-me a utilizar a designação oficial que considero absolutamente ridicula) pela Orquestra do Algarve dirigida por Osvaldo Ferreira, concerto que celebra o "550.º Aniversário da Morte do Infante D. Henrique". Será no Sábado às 21:30. O concerto inclui a estreia absoluta da Suite Descobertas de Armando Mota na primeira parte e a 5ª de Beethoven na segunda parte. Chamo a vossa atenção que em algumas agendas este concerto é dado como tendo lugar no Casino de Vilamoura, informação essa que no entanto não coincide com o site Oficial da Orquestra do Algarve ou com o site do All Algarve 2010.

No dia 14 a Orquestra do Algarve repete no Teatro Municipal de Faro a Suite das Descobertas às 21:30. A segunda parte no entanto será desta vez constituída pelo 5º Concerto para Piano de Beethoven sendo solista Christian Leotta.

Na zona de Lisboa mais precisamente no Monte Estoril teremos hoje Sábado dia 13 de Novembro um recital intitulado "Romantismo Russo" pelos Solistas da OCCO e Federico Lovato (Piano) no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria. Será às 18h. O programa é composto por obras de Arensky - "Trio de piano em Ré menor Op. 32" e de Rachmaninoff - "Trio Elegíaco em Ré menor Op. 9".

Em Almada no Teatro Municipal de Almada (Novo)  teremos a Orquestra "Músicos do Tejo" dirigida por Marcos Magalhães num concerto intitulado "As Árias de Luísa Todi". Será no Sábado às 21:30. Será solista a soprano Joana Seara acompanhada no cravo por Marcos Magalhães (que como vimos também dirige a Orquestra). Para quem gostar do concerto - ou para quem não puder ir mas quiser ouvir as árias cantadas por Luísa Todi existe sempre a solução de comprar o disco, aqui (embora ao vivo seja outra coisa como sempre vos digo).

Para a família recomenda-se no Domingo pelas 11:30 no Castelo de São Jorge o "O Polegarzinho" pela Companhia de Ópera do Castelo e o Coro Infantil da C.ª de Ópera do Castelo. Serão solistas a soprano Catarina Molder e o barítono Jorge Martins acompanhados por Francisco Sassetti ao piano. Direcção de Nuno Barroso.

Continuando em Lisboa e integrado no ciclo Música em São Roque temos nestes próximos dias vários concertos. No Sábado às 21:30 teremos na Igreja de São Roque a "Sonata para órgão e Missa Grande" de Marcos Portugal  (1762-1830) pelo Coro de Câmara de Lisboa dirigido por Teresita Gutierrez Marques. Também neste caso se não puderem de todo estar presentes há a opção do disco editado o ano passado e que podem adquirir aqui. No Domingo teremos "Música sacra dos séculos XV e XVI" pelo Coral Vértice na Igreja do Instituto de S. Pedro de Alcântara pelas 17h. O programa inclui obras de Josquim Desprez e  Giovanni Pierluigi da Palestrina entre outros compositores. Coro dirigido por Sérgio Fontão. Ainda inserido neste festival e agora no Espaço Santa Casa teremos no dia 17 (já fora do fim de semana mas estou certo que me perdoaram esta pequena liberdade poética) pelas 18h um recital de Cravo por Jenny Silvestre. O programa inclui obras de Bach, Couperin e Carrapatoso entre outros compositores.

Ainda em Lisboa e também no dia 17 - fora do fim de semana portanto - teremos um recital de piano a quatro mãos no Instituto Franco-Português (IFP) por Luís Duarte e Lígia Madeira intitulado "Porto - Paris ...um imaginário a quatro mãos". Um concerto Antena 2 (transmitido em directo) com um programa constituído por obras de músicos franceses - Debusssy e Ravel (detalhe do programa aqui ). Será às 19h entrada livre.

Agora na minha cidade Natal (e é tão raramente que consigo falar-vos de eventos nesta cidade que não posso deixar de manifestar a minha alegria) teremos integrado no Festival de Música de Coimbra 2010 um recital de piano por Young-Choon Park no conservatório de música de Coimbra. Também é fora do fim de semana mais precisamente na Terça-Feira dia 16 de Novembro às 21:30. O programa inclui obras de Mozart, Beethoven e Chopin.

Passando agora para Aveiro integrado no "Festivais de Outono - Aveiro 2010" teremos um recital de piano por Ratimir Martinovic no Museu de Aveiro. Será na Segunda-Feira às 21:30 com obras de Mozart, Ravel, Debussy, Chopin, J.S. Bach e Sibelius.

Também em Aveiro mas na Terça-feira às 21:30 na Igreja das Carmelitas  teremos um recital de Canto e Alaúde e Tiorba por Isabel Nogueira (Soprano) e Tiago Matias (Alaúde e Tiorba). Entrada Livre.

Integrado no ciclo "A Música da Energia - Concertos EDP/ON" teremos na Igreja de São Gonçalo em Amarante a Orquestra do Norte dirigida por Vladimir Kiradjiev. Será hoje Sábado às 22h. Será solista Bokyuung Hong (Violoncelo) sendo interpretadas obras de Haydn (segundo concerto para violoncelo) e Sibelius (sinfonia nº 2).

Na invicta Cidade do Porto teremos a Orquestra Sinfónica do Porto num concerto intitulado "O Despertar do Concerto" dirigida por Laurence Cumming. Será na Casa da Música do Porto hoje pelas 18h. Serão interpretadas obras de Handel, Vivaldi e Bach.

Por fim em Vila do Conde no Teatro Municipal de Vila do Conde teremos a Orquestra Filarmonia das Beiras  dirigida por António Vassalo Lourenço numa interpretação da "A Flauta Mágica" hoje Sábado às 21:30. O concerto conta com a participação dos alunos da classe de ópera do XII curso Internacional de Música Vocal - 2010.

Oportunidades na Amazon