sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Tchaikovsky - Piano Concerto nº 1 (Op. 23) em Si Bemol Menor

Juntamente com o concerto para violino esta é uma das obras mais conhecidas e interpretadas de Tchaikovsky. Foi composto entre 1874–75 e tal como o concerto para Violino de que falámos aqui foi uma obra inicialmente bastante mal recebida pelos mentores de Tchaikovsky.

Na verdade quando Tchaikovsky interpretou o seu concerto em Janeiro de 1875 para recolher a opinião de Nikolai Rubinstein and Nikolai Hubert, Tchaikovsky tencionava dedicar o concerto a Rubinstein, um dos pianistas de maior reputação do seu tempo este teceu criticas durissimas ao concerto julgando-o não só intocável como também mal composto e banal. Face a estas criticas recomendou ainda uma série de modificações que felizmente Tchaikovsky recusou introduzir.

Obviamente o compositor ficou muito magoado com as observações alterando a sua intenção e dedicando o concerto a Hans von Bullow o maestro e pianista alemão de que já falamos por exemplo nesta nossa lista de melhores maestros.

O concerto foi estreado a 25 de Outubro de 1875 em Boston com Hans von Bullow ao piano e Benjamin Johnson Lang dirigindo a orquestra. Alguns anos mais tarde Nikolai Rubinstein viria a interpretar este concerto (1878 - Moscovo) o que obviamente deixaria Tchaikovsky muito feliz e de novo em paz com Rubinstein ao ponto de lhe vir a dedicar o seu segundo concerto para piano.

Este concerto em Si Bemol Menor é uma obra que do ponto de vista formal segue o padrão clássico de três andamentos (Rápido-Lento-Rápido). Sem dúvida que no seu conjunto é uma das obras que mais vezes oiço e uma das que prefiro. E nesta lista Tchaikovsky tem duas ... a outra sendo o Concerto para Violino.

O primeiro andamento começa num Allegro non troppo e molto maestoso para depois evoluir para um Allegro con spirito. A bela melodia e o primeiro tema com o qual começa o concerto é uma melodia ucraniana altamente estilizada e inesquecível. Estou seguro que ao lerem isto estão já a trautear, pelo menos mentalmente esse primeiro tema. Mas se o primeiro tema é inesquécível o segundo não deixa de ser igualmente marcante tornando estes vinte minutos de música (este primeiro andamento dura cerca de 20 minutos mais do que o conjunto dos dois outros andamentos) um dos momentos artisticos mais impressionantes que já ouvi. Oiça aqui Martha Argerich a interpretar este andamento.

O segundo andamento (Andantino simplice – Prestissimo) também se baseia numa composição de cariz popular brilhantemente estilizada por Tchaikovski. Depois da verdadeira batalha emocional que o primeiro andamento nos proporciona este andamento calmo, melancólico e bucólico é o contraponto ideal como num bom filme de suspense. Oiçam aqui a mesma interprete neste segundo andamento.

O terceiro andamento (Allegro con fuoco) que começa sobra a forma de um rondo. Depois da calma introduzida no segundo andamento estamos agora prontos para mais momentos de sensações fortes. Oiçam aqui este andamento também por Martha Argerich.

Oportunidades na Amazon