terça-feira, 15 de maio de 2012

Luís Tinoco - Orchestral Works

Chegou-me por email há uns dias uma noticia de que faço eco aqui porque penso ser esta uma forma que os compositores contemporâneos portugueses podem seguir para conseguir gravar as suas obras.

Trata-se de um sistema de edição de discos parcialmente baseado em Crowd Founding. No caso tratam-se de algumas obras de Luís Tinoco que serão gravadas pela Orquestra Gulbenkian com a direcção de David Allan Miller. Digo parcialmente porque neste caso existem outras entidades a suportar o projecto que conta com o apoio institucional do Serviço de Música da Fundação Gulbenkian, da Sociedade Portuguesa de Autores, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da RDP Antena 2.

Têm ainda 27 dias para apoiar esta iniciativa aqui. Espero encontrar-vos a todos no dia 12 nas gravações!

O Meu Primeiro Disco de ... Grandes Compositores Portugueses

Estive ontem na FNAC porque o computador do meu filho decidiu que era altura de deixar de trabalhar. Não discuto o sentido de timing pouco conveniente do referido aparelho. Antes prefiro pensar como Pangloss e Candide que foi o desígnio de Deus que quis que assim conhecesse uma série de discos para os mais pequenos intitulada "O meu primeiro disco".

Há vários discos já editados nessa colecção como por exemplo, O Meu Primeiro Disco de Bach ou o Meu Primeiro Disco de Beethoven mas o que eu adquiri e quase me fez chorar de felicidade foi O Meu Primeiro disco de Grandes Compositores Portugueses.

Que alguém tenha resolvido fazer este discos de iniciação à música clássica já só por si é absolutamente fantástico. Que ainda por cima tenham resolvido fazer um sobre compositores portugueses é de coragem e aprecia-se!  A edição é da Companhia Nacional de Música e as gravações são da Naxos. O ponto nitidamente menos favorável desta edição é não mencionarem nem as orquestras nem os maestros que interpretam as obras, nitidamente um ponto a rever, não vão os mais jovens pensar que a música clássica tal como o leite aparece já feita dentro das grandes superfícies, passe a comparação das orquestras às vacas sem desprimor para nenhuma delas :-). É um ponto que futuras edições deveriam em meu entender corrigir.

Quanto à selecção dos compositores em si não se discute. Inclui todos os períodos desde a Renascença aos tempos actuais passando pelo barroco, pelo clássico e pelo romântico. Podemos assim no disco ouvir uma obra de Duarte Lobo (nitidamente a surpresa), uma obra de Carlos Seixas (Sinfonia em Si Bemol), uma obra de Marcos Portugal (abertura de Il Duca di Foix), várias Cenas Portuguesas de Vianna da Motta, a Suite Alentejana de Luís de Freitas Branco e por fim o Concerto para Cordas em Ré Maior de Joly Braga Santos.

Como dizia não se discute a selecção dos compositores nem tão pouco das obras porque seria possível fazer mais uma dezena de discos destes com escolhas diversas e igualmente correctas.

Termino recomendando fortemente não só este disco como os restantes da série (é um exclusivo da FNAC por isso só mesmo aí os poderão encontrar, mas para quem vive longe de uma a loja online é uma boa opção) mas também que visitem o site da Companhia Nacional de Música até porque já encontrei por lá alguns outros discos de que certamente virei a falar por aqui ... Para os Lisboetas a visita à loja no Chiado na Rua Nova do Almada, 60 é também uma boa ideia!

Oportunidades na Amazon