domingo, 29 de novembro de 2009

As 10 pesquisas das semanas 45 e 46

Desta vez este post abrange duas semanas em vez de uma e por isso não existe a normal comparação estatística no fim do post.

As 10 pesquisas da semana (#45 e #46)
  1. sinfonia tchaikovsky : Na verdade não existe "uma" sinfonia Tchaikovsky mas sim 6 sinfonias. Falamos de todas elas neste blog senão vejamos: A Sinfonia nº 1 , Op. 13 composta em 1866, a Sinfonia nº 2, Op. 17 composta entre 1872/73, a Sinfonia nº 3 Op. 29 composta em 1875, a sinfonia nº 4 Op. 36 composta em 1877, a sinfonia nº 5 op. 64 composta em 1888 e finalmente a nº6 op. 74 porventura a mais conhecida composta em 1893 e a ultima obra que Tchaikovsky dirigiu uma semana apenas antes do seu falecimento.
  2. musica classica alexander brailowsky valsas blog : Bem Alexander Brailowsky (1896-1976) foi um pianista russo (ucrâniano para ser mais preciso) aluno de Busoni e que se notabilizou essencialmente pelas suas interpretações de Chopin embora o seu reportório incluisse todos os grandes compositores românticos especialmente Liszt no qual era especialmente apreciado. Apesar de não propriamente um interprete muito original as suas actuações sempre extraordinariamente musicais tornaram-no um músico muito apreciado. Faleceu em Nova Iorque aos 80 anos. Podem vê-lo neste video do You Tube numa interpretação da Grande Valsa Brilhante de Chopin.
  3. biografia de camilo sivori : Camillo Sivori (1815-1894) foi o unico aluno de Paganini. Tal como o seu mestre foi um notável virtuoso do violino tendo optado pelo mesmo tipo de forma de tocar. O seu reportório consistia essencialmente de obras de sua autoria ou de Paganini embora contrariamente ao seu professor também tenha interpretado grande parte do reportório clássico e mesmo música de camara. Teve durante largos anos uma actividade frenética enquanto solista incluindo uma digressão na América do Sul e do Norte. No que diz respeito ao seu trabalho enquanto compositor o seu Op. 25 12 Estudos-Caprichos é especialmente interessante. Dos seus alunos terá de se destacar obviamente Francescatti (o pai não o filho) que terá por essa via feito chegar até ao século XX a técnica de dedilhação do próprio Paganni.
  4. biografia de domingos bomtempo : Podem encontrar neste blog uma biografia deste compositor português, aqui.
  5. biografia de f. j. gossec : Também temos uma biografia deste compositor neste blog mais precisamente aqui.
  6. bwv 248 gardiner : A Oratória de Natal de Bach foi efectivamente dirigida por Sir John Eliot Gardiner. Encontramos no You tube uma interpretação pela Orquestra Barroca Inglesa dirigida precisamente por Gardiner.
  7. mendelssohn lieder ohne worte : Falamos deste ciclo aqui.
  8. o lamento de ariana monteverdi letra : Sim publicamos a letra e a sua tradução aqui (e não deixem de ouvir a interpretação fantástica que sugerimos de Kathleen Ferrier, um verdadeiro doce.
  9. robert schumann im wunderschonen monat mai : Uma das canções do ciclo Dichterliebe que temos vindo a seguir e que pode encontrar aqui.
  10. claudio arrau : Falamos deste grande pianista aqui.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista


Oportunidades na Amazon