quinta-feira, 29 de abril de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana ( #16 - 2010)

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #16

  1. gustav mahler : falamos neste blog ainda que muito brevemente deste compositor nesta pequena biografia. A ele voltaremos, está prometido.
  2. lista de maestros do seculo xx : Este é um dos nossos posts mais visitados mas na realidade ainda não tem o destaque merecido no nosso blog. Em grande parte porque não estamos completamente satisfeitos com a lista ... Para já podem ver o estado actual da arte, aqui.
  3. "coral canto novo" :  Penso que já por algumas vezes tinha referido este coral nas nossas recomendações de quinta-feira que ultimamente têm andado um pouco irregulares. As minhas desculpas relativamente a essa falha. Aproveito assim esta pesquisa para vos convidar a visitar o blog oficial do Coral Canto Novo e já agora aproveito para vos dizer que estarão no cinema São Vicente na aldeia de Paio Pires hoje às 21:30 num concerto intitulado "Um Canto Novo por Abril". Este agrupamento baseia o seu trabalho em harmonizações de Lopes Graça de músicas tradicionais portuguesas. Nas palavras de Fernando Lopes Graça que citam no seu blog : "A Arte não é elementar adorno de boa sociedade é antes expressão fremente da vida". 
  4. ainda no blogspot mas agora chamam-se "comcellos", nome engraçado sem dúvida, lembra-me um pouco o meu nome de família : Bom também a mim me lembra o meu nome de família. Agora porque razão veio o leitor parar ao meu blog com semelhante pesquisa é que me deixa perplexo. Vence sem margem para dúvida o prémio "Curiosidade da Semana".
  5. musicas classicas relacionadas com o 25 de abril : Há uma resposta simples a esta questão. Todas. Porque a música como a arte é uma forma de expressão da liberdade. Não será talvez o que o leitor procura. Talvez gostasse de saber o nome da obra que passou no RCP. Tenho de procurar, na verdade não me lembro, talvez algum leitor mais atento saiba. De resto à parte a resposta fácil para mim há algumas obras que pela sua natureza associo sempre a essa data, por serem expressões explicitas de liberdade ou igualdade. A nona de Beethoven é uma dessas obras.
  6. oskar rieding op.21 a menor por favor : Bem com o "por favor" não poderia deixar de escolher esta pesquisa. Esta obra de Oscar Rieding como aliás praticamente todas as composições deste extraordinário violinista e pedagogo foi escrito com fins pedagógicos sendo que fazem parte hoje da maior parte dos métodos de ensino do instrumento. Assim se forem ao You tube não será difícil encontrarem sem exagero uma boa centena de interpretações, umas mais rápidas outras mais lentas, com mais ou menos vibratto, melhor ou pior articulação mas sempre interpretadas com a paixão dos jovens anos ... vejam aqui um dos muitos possíveis exemplos. Se o objectivo deste leitor é estudar a peça vou procurar uma interpretação que possa servir de referência ... Recomendo também um CD de estudo (que agora se pode comprar em formato electrónico) com o acompanhamento de piano, vejam por exemplo este.
  7. ranking dos melhores violinistas do mundo : Não há propriamente um "ranking". Proponho-lhe a nossa lista.
  8. shinichi suzuki biografia : Sendo um método polémico não deixa de ser verdade que democratizou o ensino de vários instrumentos. Podem ler aqui a nossa biografia.
  9. as 5 estações de vivaldi : Na realidade não são 5 estações mas sim 4 ... e está nas nossas perguntas frequentes ... 
  10. fuga : Um dos temas que já definimos no nosso mini-dicionário.
Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 590 visitas de 15 países diferentes das quais 374 de Portugal, 195 do Brasil e 3 da  Espanha, Inglaterra e Alemanha que partilham este volátil terceiro lugar. Lisboa com 130 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 55 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 32 visitas.

Destas 60 foram directas, 110 foram através de sites de referência enquanto 405 foram de motores de pesquisa. 15 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 29 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 262 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 793 (feeds + visitas "normais").

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto "Primavera Musical"  foi o mais lida tendo sido visitada por 28 vezes.

Oportunidades na Amazon