terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ferenc Erkel (1810 - 1893)

Ferenc Erkel (7 de Novembro de 1810, Gyula - 15 de Junho de 1893, Budapeste)

Embora tenhamos começado a nossa viagem aos compositores de Ópera Romântica e até já tenhamos seleccionado as obras de que vamos falar alguns compositores e algumas obras terão de ficar de fora desse percurso mais detalhado.

Um desses compositores é Ferenc Erkel nascido há quase duzentos anos em Gyula (a 7 de Novembro de 1810) . Ferenc Erkel poderia perfeitamente ser considerado um compositor nacionalista de tal forma algumas das suas composições fazem parte da Hungria. Dessas poderíamos começar pelo Hino da Hungria que podem ouvir e ver no link sugerido numa excelente interpretação da Orquestra Nacional Húngara (o poema é de Ferenc Kölcsey, não terão dificuldade em encontrar uma tradução na net).

No que diz respeito ao género musical que motivou este post, das suas óperas teríamos de destacar Bánk Bán que muitos consideram "A" opera nacional da Hungria. Bán em magiar significa algo como Vice-Rei pelo que o titulo desta ópera seria algo como "O Vice-Rei Bank". A história passasse no século XIII e conta o assassinato da Raínha Gertrúd. Esta ópera embora não faça parte do reportório "normal" é frequentemente interpretada na Hungria. Podem ouvir aqui uma parte desta ópera. Na verdade no You Tube encontrarão muitos outros bocados, desconfio mesmo que será possível montar uma interpretação inteira, hoje não tenho tempo mas prometo que irei tentar. Por agora fiquem com esta parte ...

Oportunidades na Amazon