quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Recomendações de Música Clássica ao Vivo

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas.

Começamos a nossa visita ao país musical ao vivo pelo sul, pela cidade de Faro onde o Quarteto Lacerda vai interpretar a integral dos Quartetos de Cordas de Joseph Haydn por ocasião do bi-centenário da morte do compositor. O concerto terá lugar na Sexta-Feira dia 9 de Janeiro às 21:30 no Teatro Municipal de Faro.

Em Palmela no Auditório Municipal de Pinhal Novo no Sábado dia 10 às 21:30 teremos um concerto pelo Trio de Clarinetes de Palmela (Fernando Pernas, João Quítalo e Mário Cabica) . A entrada é livre.

Agora já em Lisboa, não costumamos referir o que se passa na Gulbenkian não porque não tenha qualidade (obviamente é sempre muito bom) mas porque sinceramente não precisam da nossa modesta promoção. Abre-se aqui a excepção para a Orquestra de Câmara de Basileia e Marijana Mijanovic que estarão no Auditório da Fundação no dia 11 às 19h. Serão interpretadas obras de António Vivaldi e Georg Friederich Händel. Na próxima semana (Terça-Feira 19h) no auditório 2 não deixem também de ir ver jovens músicos portugueses neste momento a estudar em Zurique num recital que promete (Oboé, Fagote e Piano).

Ainda na zona de Lisboa mais precisamente no Museu Condes de Castro Guimarães em Cascais o Coro Vox Maris dará no dia 10 de Janeiro às 17h um concerto. Continuando com coros e não muito longe no Colégio dos Maristas de Carcavelos teremos o "Encontro de Coros - 20º Aniversário do Coral Infantil de Carcavelos" no mesmo dia (Sábado 10) mas às 16h. Estarão presentes o Coral Infantil de Carcavelos, Coral Infantil Bragantino (Bragança), Coral Infanto-Juvenil de Torres Novas, Coro Vozes do Mar da ESSA e Pequenos Cantores de Coimbra

Em Santarém teremos a Orquestra do Algarve dirigida por Laurent Wagner no Teatro Sá da Bandeira no Domingo às 17h num concerto intitulado "Música de filmes". A entrada é livre condicionada à lotação da sala.

Ainda em Santarém e também no dia 10 teremos às 21:30 na Igreja da Graça o Coro Gregoriano de Lisboa, informação do blog Belogue de Notas.

No Sábado dia 10 de Janeiro às 21:30 a Orquestra Clássica do Centro dará no Cine-Teatro Messias (Lugar da Mealhada) um "Concerto de Ano Novo" em que serão interpretadas Valsas, Mazurcas, Polcas e Danças de Strauss, Offenbach e Brahms.

A Sociedade Filarmónica de Crestuma estará no Auditório Municipal de Gaia (AMG) na Sexta-Feira dia 9 de Janeiro pelas 21:45 num "Concerto de São Gonçalo" sendo dirigido pelo Maestro José Monteiro.

A Orquestra Nacional do Porto interpretará um concerto intitulado "Novo Mundo" na Casa da Música do Porto dirigida por Christoph König. Será na Sexta-Feira às 21h num programa que incluirá obras de Edgar Varèse, George Gershwin, György Ligeti, Heitor Villa-Lobos e Antonín Dvorák.

No Theatro Circo de Braga a Orquestra da Universidade do Minho interpretará a 5ª Sinfonia de Beethoven . Será no Sábado às 21:30. Na primeira parte o pianista Luís Pipa interpretará o 4º Concerto para piano e orquestra enquanto Ângelo Martingo interpretará a Fantasia Coral para piano, coro e orquestra. A Orquestra será dirigida por Vítor Matos.

Finalmente integrado no "Fan - Festival de Ano Novo 2008/2009" teremos em Bragança no Teatro Municipal de Bragança a ópera "Amor de Perdição" de João Arroyo no Sábado dia 10 de Janeiro às 21:30. Participa o Coro do Centro de Estudos em Ópera e Teatro Musical da Universidade de Aveiro (CEOTM-UA), a Orquestra Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE), e o Coro do Centro de Estudos em Ópera e Teatro Musical da Universidade de Aveiro. A ópera é baseada no romance homónimo de Camilo de Castelo Branco. A direcção artística é de António Salgado e a direcção musical de António Saiote. Encenação de Marcos Barbosa.

Tchaikovsky - Bailados - Quebra Nozes

O Quebra de Nozes (Op. 71) é o terceiro e ultimo dos bailados compostos por Tchaikovsky tendo sido composto entre 1891 e 1892 sendo também uma das ultimas obras publicadas em vida do compositor. Da Bela Adormecida, o segundo bailado

O bailado foi composto por encomenda de Ivan Vsevolozhsky. Contrariamente ao bailado Bela Adormecida de que falamos aqui Tchaikovsky não estava especialmente contente com a história (uma

A estreia do Bailado teve lugar numa dupla estreia em conjunto com a ultima ópera do compositor Iolanta a 18 de Dezembro de 1892. A estreia foi um sucesso relativo mas tal como para os restantes bailados Tchaikovsky nunca pensou no sucesso que estes se veriam a revelar.

Trata-se de um ballet em dois actos baseado em L’Histoire d’un Casse Noisette de Alexandre Dumas Pai que por sua vez é uma adaptação de um conto de Hoffmann. A coreografia inicial é de Petitpas mas foi terminado pelo seu assistente Lev Ivanov devido a doença.

Oiçam aqui uma das minhas valsas preferidas, a valsa das flores, que faz parte do segundo acto do ballet.

Oportunidades na Amazon