terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Resposta a um toque de telemóvel num recital

Percorreu a net o vídeo deste violinista que respondeu a um toque de telemóvel de uma conhecida marca com uma improvisação sobre o tema. Se não comento sequer a falta de jeito e de chá do espectador já devo louvar a presença de espírito do violinista.




O improviso não é nada mau. Uma reacção optimista e bem disposta que não reparando o mal pelo menos reduz a importância relativa a dimensão do acontecimento. Grave é certo mas não de vida ou morte. Estou seguro que a vergonha sentida pelo prevaricador foi infinitamente superior daquela forma. Os restantes pelo menos ganharam com o humor, perdida que estava a magia do momento ...

Handel Water Music e Music for the Royal Fireworks

Embora tivéssemos já falado neste blog desta suite o post não me satisfaz totalmente e por isso aproveitando o facto de estar a completar a informação referente às 100 músicas clássicas (mais uma e que não é chinesa) vamos voltar a esta obra incluindo também neste post "Music for the Royal Fireworks" que é muitas vezes considerado em conjunto pelo facto de ambos serem especialmente adequados a interpretações ao ar livre.

Estas duas obras (tanto a Water Music como o Royal Fireworks) estão também estreitamente relacionados com o objectivo deste blog e desta lista.

Na verdade na altura em que Handel compôs estes temas o acesso do povo a este tipo de música era praticamente inexistente a não ser nas versões ultra-simplificadas que os músicos de rua reproduziam pelo que ouviam dos seus colegas. A existência destas performances públicas - no sentido que era possível assistir às mesmas qualquer que fosse a sua condição social - era uma ocasião para Handel dar a conhecer a sua arte. Existem razões para acreditar que o compositor tinha efectiva consciência deste facto e que por essa razão procurou nestas obras juntar todo o seu know how. O facto de centenas de milhares de pessoas terem assistido

Começando pela Water Music trata-se de um conjunto que foi aparentemente baseado em três suites que Handel já tinha previamente composto e que adaptou à circunstância do evento. Para saberem absolutamente tudo sobre estes dois concertos incluindo a integração histórica recomendo fortemente a obra do grande maestro Christopher Hogwood especialista em interpretações de época.

Das três suites a primeira HWV 348 em Fá Maior é a mais extensa estando dividida em 11 andamentos que podem ouvir aqui numa interpretação da Orquestra da The Hague Philarmonic Orchestra dirigida por Pierre Boulez (uma gravação de 1966). A segunda e a terceira suite possuem cada uma cinco andamentos.

A segunda obra a que fazemos referência "Music for the Royal Firework" foi estreada a 27 de Abril de 1749 para celebrar o fim da Guerra de Sucessão Austríaca.

   

Oportunidades na Amazon