domingo, 17 de fevereiro de 2008

Beethoven - Sonata para piano nº 14 (parte do Op. 27)

Esta sonata é uma das mais conhecidas de Beethoven. Quando ouvirem vão concerteza exclamar "ah sonata ao luar" ou "Moonlight" conforme a língua ... Certamente haverá expressões em Alemão, françês (au clair de lune) ...

Esta sonata em Dó Sustenido Menor foi composta em 1801 e dedicada à sua aluna a condessa Giulietta Guicciardi por quem Beethoven estaria (ou teria estado, ou sempre esteve - escolham o tempo verbal de vossa preferência) apaixonado .

Nas notas Beethoven escreveu "quase uma fantasia" essencialmente porque esta sonata não segue o esquema clássico. A designação nasceu já em meados do século XIX quando o poeta Ludwig Rellstab comparou o primeiro andamento à luz do luar sobre o lago de Lucerna.

Assim ao invés temos um primeiro andamento relativamente lento (Adagio sostenuto). Para ilustrar este andamento escolhemos uma interpretação de Wilhelm Kempff que podem ouvir aqui.

Para o segundo andamento voltamos ao nosso conhecido Glenn Gould que podem ouvir aqui.

Para o terceiro andamento (Presto agitato)não nos conseguimos decidir entre Horwitz e Brendel. Escolham e digam-me qual preferem ...

A propósito dos comentários que muitas vezes encontramos nestes videos do You Tube sobre grandes pianistas vejam este vídeo que é uma recolha e uma "charge" espectacular aos vários tipos de comentários que se encontram ... de morrer a rir (sobre fundo músical adequado ... )

Concerto de ontem da Filarmónica de S. Petersburgo

Como prometido aqui fica um relatório do que ouvi. Não é bem uma critica porque não tenho capacidade suficiente para a fazer. São impressões pessoais a que devem dar o devido desconto por serem feitas por um amador ...

Como disse a uma nossa leitora à pouco o concerto de ontem deu-me a sensação de ir a um restaurante bonzito com um chefe de primeira e excelentes cozinheiros um pouco aborrecidos por saberem que estão nesse tal restaurante apenas médio. Por acaso nesse restaurante tocava uma pianista que se situou acima do panorama anteriormente descrito.

Ou seja em detalhe: Eu gostei do concerto, tanto o Concerto nº1 para Piano de Tchaikovsky como a suite dos Lago dos Cisnes não foram chacinados. Foram bem tocados, certinhos com quase tudo no lugar certo mas faltou qualquer coisa para que fosse memorável. E estes músicos são capazes de o fazer ...

Começando pelo concerto para piano, como disse a pianista (Elisso Virsaladze) realmente esforçou-se mas nitidamente o Coliseu não é o local ideal para estas peças. Na minha opinião faltava potência ao som da Filarmónica de S. Petersburgo e ou muito me engano ou em alguns momentos pianista e orquestra estiveram ligeiramente desacertados. No conjunto gostei da pianista mais do que da orquestra ... Para quem não conhece este concerto (bem conhecer de certeza que conhecem, podem é não relacionar com o nome ... ) eis o que ouvi interpretado por Boris Berezovski , aqui (a primeira parte do primeiro andamento) e aqui (o resto do primeiro andamento).

Na segunda parte a orquestra esteve melhor mas também houve algumas passagens onde não fiquei completamente convencido. Gostei do som do concertino (bem audível no solo) mas não do primeiro violoncelo (que falhou logo na entrada do seu solo). Vejam aqui alguns extractos da suite, confesso que com bailarinos fica ainda melhor, sobretudo quando são Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev.

O encore, Salut d´Amour de Elgar e depois a sequência final do Quebra Nozes souberam a pouco embora no primeiro caso tenha servido para um conjunto de piadas familiares com o meu filho que toca aquela peça ... numa tonalidade diferente diz ele. Para terem uma ideia aqui ficam os Violinhos no CCB nessa mesa peça (numa tonalidade diferente e sem sopros ;-)). Se este extracto vos interessou poderão assistir no próximo dia 16 de Março de 2008 ao concerto dos Violinhos no mesmo local. É sempre uma tarde muito bem passada, mas sobre este concerto do CCB falaremos mais em breve ...

Ao todo foi uma noite (muito) bem passada mas estava à espera de mais daí talvez o (ligeiro) amargo de boca.

Informação adicional sobre o concerto em Évora

Já tínhamos falado do Concerto pelo Coro Gregoriano de Lisboa no Convento dos Remédios Évora às 18h nas nossas recomendações de sexta-feira, aqui estão alguns detalhes sobre o programa e a ocasião.

Atenção também à hora que erradamente tínhamos mencionado como sendo 18:30. As nossas desculpas.

Se estiverem perto de Évora não hesitem !

Oportunidades na Amazon