sábado, 22 de maio de 2010

Theory in a Box

Nas minhas deambulações pela net encontrei um site chamado "Theory in a Box" que se propõe ensinar em e-learning os fundamentos teóricos musicais. O curso não é grátis pagando-se cerca de 100 dólares para os 10 capítulos. Sinceramente não experimentei mas estou tentado, apesar de ser em Inglês o que dificulta um pouco dado que a tradução do nome das notas ainda não para mim totalmente automática.

Quero dizer se alguém me diz "A Minor" lembro-me de imediato que é Lá menor o Sol (G) ou o Dó (C) também são imediatos já com o B e sobretudo com o E fico muitas vezes a pensar ... 

Vale a pena no entanto verem o video de apresentação deste curso online. Se vier a experimentar contarei. O link que vos enviei é para licenças individuais. Pelo que percebi existem versões para escolas.

Leos Janacek (1854 - 1928)

Enquanto vamos falando da ópera romântica para não nos concentrarmos inteiramente no canto vamos abordando alguns compositores menos conhecidos mas que não deixam por isso de ter obras interessantes.

Hoje vamos falar de Leos Janacek compositor checo do fim do período romântico. Nasceu em Hukvaldy a 3 de Julho de 1854 perto da fronteira da Morávia com a Polónia. Oriundo de uma família modesta cedo demonstrou capacidades musicais. O pai embora insistisse em que seguisse a carreira de professor aceitou que Janacek também aprendesse musica fim para o qual foi para um mosteiro em Brno cidade onde haveria de passar uma grande parte da sua vida ( fotografia retirada do site www.leosjanacek.com.


Terminando os seus estudos de professor começa a sua carreira embora nunca abandonando os estudos de piano e órgão que tinha começado por preferir à composição.

Casa-se relativamente cedo ( 1881 - tinha assim 27 anos) e tem uma filha mas rapidamente separa-se da mulher para uns anos mais tarde se voltar a reconciliar.

Foi um compositor que teve uma enorme dificuldade em conseguir que a sua música fosse apreciada. Conhecido essencialmente pelas suas óperas (sim eu sei que estamos a tentar deixar um pouco em paz este tópico) a sua primeira obra Jenufa apenas foi estreada em Brno quando o compositor tinha já 50 anos imediatamente após o falecimento da sua filha Olga a quem aliás a obra é dedicada. Mostro-vos de seguida uma das árias da ópera. Notem a linguagem musical extraordinariamente actual que faz deste compositor uma ponte entre o romantismo e as escolas nacionais e mesmo a linguagem musical do século XX.  Notem também a intensidade dramática que passa não obstante a total opacidade da língua ...



Janacek escreveu um total de 9 óperas sendo que algumas delas gozam de alguma popularidade neste nosso século XXI (a sua recuperação para o reportório fez-se sobretudo na segunda metade do século XX).

Das suas obras instrumentais vou referir uma que ouvi nos passados Dias da Música   pelo quarteto Leipzig . Trata-se do Quarteto para Cordas nº1 - Kreutzer Sonata que pode ouvir aqui.

Leos Janacek faleceu vitima de pneumonia em Ostrava a 12 de Agosto de 1928 depois de conseguir ter visto algumas das suas obras atingirem grandes sucessos em Praga, Viena e Berlim.

Para quem desejar saber mais recomenda-se o site http://www.leosjanacek.com 

Oportunidades na Amazon