quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Mozart - Concerto para dois pianos - K. 365

Dos muitos concertos que Mozart escreveu para piano um deles é não para um mas para dois pianos. Desta vez o critério para falarmos deste concerto é essencialmente baseado no facto destes concertos serem relativamente raros.

Confesso que acabei por ficar completamente convencido que esta seria uma excelente escolha quando descobri que no You Tube havia uma interpretação destes concerto por dois pianistas fabulosos: Keith Jarret e Chick Corea.

O Concerto está organizado segundo a tradicional sequência de andamentos : Rápido-Lento-Rápido:

1. Allegro
2. Andante
3. Rondo: Allegro

O concerto nº 10 em Mi menor foi composto em 1779 mesmo antes de Mozart deixar Salzburgo para ir para Viena. Foi escrito para ser tocado por Mozart e a sua irmã mais velha "Nannerl". Se por natureza um concerto para dois pianos se diferencia de um concerto para um único instrumento pelo facto de existir um diálogo entre os dois solistas, neste caso particular este diálogo é sem duvida reforçado pelo facto de ter sido composto com esta intenção específica. Como que uma última e longa conversa antes da separação.

Fiquem agora com o primeiro andamento pelos dois magníficos pianistas que referi Notem que vêem de outras áreas como alguns de vocês talvez saibam mas não deixam os seus créditos por mão alheias. é uma interpretação diferente das habituais mas este concerto também é ele mesmo diferente !

Oportunidades na Amazon