domingo, 6 de abril de 2008

Luigi Cherubini (1760 - 1842)

Luigi Cherubini nasceu em Florença em 1760, não se conhece exactamente a data (8 e 14 de Setembro são algumas das possibilidades). Embora tenha nascido em Itália passou a maioria da sua vida em França. Embora tenha composto em praticamente todos os géneros destacou-se sobretudo na Ópera e na música Sacra.

Começou a aprender música com apenas 6 anos pela mão do seu pai. Considerado uma criança prodígio Cherubini cedo estudou composição (aos nove) e aos treze anos já tinha composto várias obras de música sacra.

Em 1785 viajou para Londres na procura de uma maior liberdade criativa e nesse mesmo ano fez uma viagem a França na companhia do seu amigo Gianbattista Viotti que o apresentou à rainha Maria Antonieta e à sociedade parisiense. Cherubini gostou tanto do que viu que praticamente não voltou a sair de Paris.

Foi já em Paris que compôs a sua ópera mais conhecida Médée(1797) que ainda hoje é interpretada pelas grandes figuras e nos grandes palcos mundiais. A título de exemplo fiquem com a grande Maria Callas aqui.

Curiosamente Luigi Cherubini entrou em conflito com um outro músico de quem já temos aqui falado, Hector Berlioz, possivelmente um desacordo entre gerações diferentes no Conservatório de que Cherubini era director.

Continuando neste registo de curiosidades Cherubini tinha no entanto alguns defensores e amigos entre os quais Beethoven (que o considerava o melhor da sua geração), Rossini e o Pintor Ingres. Aliás Cherubini e Ingres partilhavam gostos já que Cherubini apreciava muito a pintura e Ingres o Violino. Aliás é dessa amizade e do facto de Ingres ter aprendido a tocar violino como Hobby que nasceu a expressão "Violino d´Ingres" para referir um hobby ou passatempo de um artista no qual este ou esta não é muito bom apesar de estar firmemente convencido do contrário.

Cherubini faleceu em Paris no dia 15 de Março de 1842.

Oportunidades na Amazon