domingo, 12 de setembro de 2010

Pietro Locatelli (1695 - 1764) - Pesquisas de ontem

Das pesquisas de ontem a mais interessante foi a que nos questionou sobre Pietro Locatelli de quem já tínhamos escrito uma biografia.

O Opus 3 de que falamos na biografia "L'arte del violino: XII concerti con XXIV capricci ad libitum" publicado em 1733 em Amsterdão é um marco na progressão do instrumento e a fundação do que viria a ser o conceito do virtuoso no instrumento seguido por Paganini e depois pelos vários românticos.

Este papel de percursor valeu a Locatelli bastantes incompreensões dado que neste período fim do barroco - inicio do romântico nem sempre se entendia a linguagem do compositor muitas vezes considerada de mau gosto. O próprio carácter de Locatelli enquanto instrumentista, bastante reservado terá possivelmente contribuído para esta apreciação pouco favorável. Os 12 concertos incluem cada um dois caprichos no fim do primeiro e terceiro andamento que eram normalmente interpretados como cadenzas sendo que hoje em dia são muitas vezes interpretados isoladamente do resto do concerto. Podem ouvir (e ver) aqui o primeiro andamento do primeiro concerto (neste versão sem o referido capricio) . Nesta outra versão podem então ouvir o capricio no fim do andamento tal como escrito por Locatelli.

Lista de 100 Obras de Música Clássica (para principiantes mas não só)

Por sugestão do nosso leitor Geocrusoe fizemos duas alterações na lista das 100 melhores obras de música clássica para principiantes (e não só). Adicionamos Die Schöne Mullerin que fica muito bem ao lado de Winterreise e substituímos as Sonatas para Piano pela Sinfonia Incompleta nº8. Todas estas obras de Schubert. As restantes sugestões do nosso leitor não encontraram ainda o caminho para a presença nesta selecta lista pese a sua enorme qualidade e relevância musical.

Veremos no futuro porque como vos disse esta lista está ainda a ser afinada e aberta às vossas contribuições.

Oportunidades na Amazon