segunda-feira, 19 de abril de 2010

João de Sousa Carvalho (1745 - 1799)

Hoje reparamos neste video no You Tube com extractos de uma interpretação de L'Angelica Serenata per musica de João de Sousa Carvalho. Este compositor português nasceu em Estremoz a 22 de Fevereiro de 1745.  Estudou primeiro em Vila Viçosa tendo depois ido estudar para Nápoles o que explica a sua predilecção pelo estilo Italiano de que foi o principal impulsionador em Portugal. De volta a Portugal foi professor da corte e da família real tendo sido também director musical do Seminário da Patriarcal.

As suas composições dividem-se essencialmente pela música sacra e pela ópera e outras formas de música vocal não encenada como as serenatas de que a Angélica Serenata que aqui mostramos é um bom exemplo. Compôs também algumas obras instrumentais embora poucas tenham chegado aos nossos dias e sejam poucas vezes interpretadas. Podem ouvir aqui um bom exemplo de uma obra de música sacra deste compositor.

As suas obras mais conhecidas serão talvez L´Amore Industrioso e Testoride Argonauta ambas já executadas nos nossos dias. Da ultima poderão ouvir um extracto aqui.

Tendo ficado rico quer pelo bom salário que recebia dos seus vários postos quer ainda por ter casado com uma rica proprietária acumulou riqueza e adquiriu várias terras no Alentejo sua terra natal e onde acabaria por falecer em data e local incertos.

Oportunidades na Amazon