domingo, 13 de janeiro de 2013

Mozart - As obras de música sacra

Na nossa lista das melhores 100 obras de música clássica tínhamos incluído uma única obra de música sacra  de Mozart e escolhemos para essa representação o Requiem em Ré Menor (K. 626) deixado incompleto sem dúvida a ultima obra em que trabalhou. Já abordamos também recentemente a versão do musicólogo Robert Levin pelo que não temos muito mais a dizer sobre esta obra em particular.

Fazendo um pouco de batota resolvemos no entanto juntar à nossa lista outras três obras de música sacra compostas por Mozart e que também já mereceram a nossa atenção em tempos idos. Em primeiro lugar a Missa em Dó Menor (K. 427) ela também uma obra infelizmente incompleta.Composta entre 1782 e 1783 e estreada em Salzburgo a 26 de Outubro de 1783 faltam-lhe várias partes sendo que outras carecem de reconstrução editorial. Para perceberem porque razão esta obra tem de estar na nossa lista basta ouvir uma parte do Credo "Et Incarnatus Est" que neste caso proponho interpretado por Barbara Hendricks



Uma das outras obras de música sacra de Mozart que pensamos deverão mesmo ouvir sobre pena de estarem a perder algo de definitivamente sublime é o Ave Verum Corpus (K. 618) uma obra composta escassos seis meses antes de falecer para o seu amigo Anton Stoll neste caso proponho uma interpretação dirigida por Leonard Bernstein coro e Orquestra da Rádio da Baviera.



Por fim a terceira obra para além do requiem que poderia estar na nossa lista das 100 melhores músicas clássicas seria a Missa Breve em Dó Maior (K. 317) composta em 1779. Interpretação com o Coro e Orquestra Gulbenkian.


Oportunidades na Amazon