sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Beethoven - Sonata para piano nº 8 Op. 13 (Pathétique)

Voltamos hoje às obras de Beethoven iniciando agora um ciclo sobre as suas sonatas para piano solo. Não vamos nesta fase ouvir todas as sonatas irei - sinceramente - manter o meu critério de vos mostrar em primeiro lugar aquelas que são mais "fáceis" de ouvir. Para quem não conhece é uma boa forma de se introduzir no mundo da música clássica. Para quem já conhece - é sempre bom recordar. Por outro lado tento sempre trazer interpretes que estejam eles também ligados à história da música clássica.

Esta Sonata para piano tem claro três andamentos dispostos na sequência tradicional: (andamento rápido-lento-rápido), embora o primeiro andamento comece de forma bastante "sombria". Esta sonata está cheia de melodias que todos trauteamos sem saber que fazem parte desta obra. Se quiserem comecem por ouvir logo o segundo andamento para perceberem o que vos estou a dizer.

Foi composta em 1798 tendo sido publicada no ano seguinte. A Sonata em Dó menor foi dedicada ao seu amigo o Prince Karl von Lichnowsky. Embora se pensasse que o nome tivesse sido escolhido por Beethoven considera-se mais provável que tenha sido determinado pelo editor embora com a concordância do compositor.

Para o primeiro andamento (Grave - Allegro di molto e con brio) escolhemos o jovem pianista Inglês Freddy Kempf. Podem ouvir este andamento aqui.

O segundo andamento (Adagio cantabile) poderão ouvi-lo na interpretação de Wilhelm Kempff (1895-1991) Como vos disse é talvez o andamento mais conhecido desta sonata e é lindíssimo. Oiçam esta interpretação fantástica aqui.

Para o terceiro andamento (Rondo: Allegro) escolhemos um pianista de que já por várias vezes falamos Glenn Gould . Podem ouvir este andamento aqui.

Recomendações da Quinta à Sexta

Atenção à correcção da hora do concerto em Évora! 18h em vez de 18:30!

Bem voltamos de novo às Sextas-Feira. Desta vez temos uma boa desculpa, é que o nosso computador mostrou sinais de cansaço e resolveu funcionar a tempo parcial ... enfim esperamos resolver isto rapidamente. Não se esqueçam do nosso lema (embora emprestado) : Ao vivo é outra coisa ! Saiam dos vossos sofás e vão ouvir música ao vivo. A maioria das recomendações feitas são de entrada livre ou a preços muito razoáveis, nem sequer há a desculpa do orçamento !

Não se esqueçam da recomendação que temos vindo a fazer para o concerto em Alcains hoje às 21:30, detalhes aqui.

No que diz respeito ao resto do país começando pelo sul como é costume, no Algarve em Tavira na Igreja da Misericórdia poderão ouvir Sábado 16 de Fevereiro pelas 18h um recital de piano por João Almeida. Entrada Livre.

No dia 17 de Fevereiro (Domingo) em Évora no Convento dos Remédios pelas 18h poderão ouvir o Coro Gregoriano de Lisboa. Não tenho mais detalhes sobre programa ou preço dos bilhetes por isso se alguém souber por favor que se pronuncie ...

Em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian para quem gosta de António Rosado (eu confesso que sou fã) poderão ouvir na Segunda-Feira 18 de Fevereiro às 19h um trio com
António Rosado, David Lefèvre e Maria José Falcão. Entrada €10. Reservas: 217823000

No Porto a Orquestra Nacional do Porto e Ana Bela Chaves dirigidos por Cristian Orosanu na Casa da Música. É uma oportunidade para poderem ouvir a nossa grande violetista por isso se estiverem nessa zona do país aproveitem. É já hoje, sexta-feira 15 de Fevereiro às 21h. Entrada: EUR 15,00. Reservas: 220120220. O programa é composto por obras de Luís de Freitas Branco - Suite Alentejana n.º 1; Astor Piazzolla - Aconcagua, para viola e orquestra e L. van Beethoven - Sinfonia n.º 4.

Finalmente na Madeira e porque há muito tempo que já não faziamos uma recomendação para esta região do país no Sabádo dia 16 de Janeiro às 21:30 na Igreja de Santa Clara (Funchal)poderão ouvir o Coro Juvenil e Ensemble Vocal Regina Pacis do GCEA dirigidos por Zélia Ferreira Gomes. Sendo dois grupos de jovens artistas aqui fica uma breve descrição de ambos os grupos para finalizar o nosso post.

O Coro Juvenil do Gabinete Coordenador de Educação Artística foi constituído em Janeiro de 1991, na dependência da Secretaria Regional de Educação. Actualmente é composto por 35 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos.

O Ensemble vocal "Regina Pacis" do Gabinete Coordenador de Educação Artística, foi constituído em Fevereiro de 2001 na dependência da Secretaria Regional de Educação, com principal objectivo de dar a conhecer ao público a polifonia renascentista Portuguesa, embora o seu repertório não se limite a este género musical. Constituído por sete jovens estudantes de canto ( 3 Sopranos, 2 Altos, 1 Tenor, 1 Baixo) com idades compreendidas entre os 17 e os 26 anos.

A direcção artística é da responsabilidade da Prof.ª Zélia Ferreira Gomes.

Oportunidades na Amazon