domingo, 20 de julho de 2008

Schubert - Der Wanderer (D. 760) em Dó Maior (Op. 15)

Das obras de música de câmara falamos sobre "A Truta" neste post. Falamos também das suas obras sinfónicas no seu conjunto aqui e sobre a nona sinfonia aqui. Fizemos uma cobertura quase exaustiva das suas obras para voz e piano mas ainda não nos tínhamos atardado nas suas composições para piano solo. Sem dúvida injusto tendo em consideração que também neste género Schubert produziu algumas das mais belas melodias da cultura ocidental.

Assim hoje vamos mostrar-vos uma das obras mais interpretadas deste compositor para piano solo no século XX. Na verdade esta peça devido à sua extraordinária dificuldade foi praticamente ignorada no século XIX, conta-se aliás que o próprio Schubert teria dito no ciclo de amigos para os quais tocava regularmente, após não ter conseguido tocar o quarto andamento "Ah, deixem o diabo tocá-lo".

Os quatro andamentos que constituem a obra são tocados sem interrupção assim alguns autores preferem considerar um único andamento até pela unidade da obra construída em torno da melodia do lied "Der Wanderer" que como agora entendem dá o nome à peça.

Nas quatro partes (ou andamentos conforme preferirem) que compõem a peça o primeiro (Allegro con fuoco ma non troppo) o terceiro (scherzo presto) e o quarto (allegro) exploram ritmicamente o tema da referida canção enquanto o segundo (Adagio) o faz do ponto de vista melódico, mas é sempre o mesmo tema - durante quase vinte minutos que seriam longos não fosse o génio de Schubert.

Confesso-vos que sempre que oiço esta peça gostaria que continuasse ... admito porém que os pianistas que a interpretam pensem de outra forma tal é a exigência física do final.

Na escolha da interpretação para ilustrar este post hesitei um pouco entre interpretações um pouco mais "flashy" e outras mais rigorosas. Acabei por escolher uma desta ultima categoria. Afinal de contas esta peça em particular já tem tanto sofrimento, tanto movimento, tanta pujança sentimental e física que é inútil acrescentar-lhe mais condimentos. fiquem assim com a interpretação de Sviatoslav Richter. Primeira Parte, Segunda Parte, Terceira Parte.

Oportunidades na Amazon