domingo, 27 de abril de 2008

Nocturnos de Chopin - Terceira Parte

Hoje vamos falar e mostrar-vos os dois nocturnos que fazem parte do Op. 27.

O Nocturno nº 7 em Dó Sustenido Menor (Larghetto) começa com um tema de uma tristeza profunda foi composto em 1834/35 tendo sido dedicado à condessa d´Apponyi. A natureza sombria de grande tensão deste nocturno coloca-o na minha lista de favoritos. Reparem no curto momento de "alegria" (por volta do minuto 3.00)para depois se voltar a caír na melancolia sombria do inicio. Oiçam aqui o grande Rubistein numa interpretação fabulosa deste nocturno.

O Nocturno nº8 em Ré bemol Maior (Lento Sostenuto) foi composto na mesma altura e também dedicado à condessa d’Apponyi. composto também em 1834/35 e publicado em 1836. É também profundamente melancólico e nostálgico embora menos sombrio que o anterior. Oiçam aqui Lang Lang numa fantástica interpretação desta peça.

Uma nota adicional aos leitores. Há quem não goste muito do Lang Lang por considerar que há mais teatro do que música nas suas interpretações. Pessoalmente gosto da sua maneira de estar em palco e gosto da maneira como transmite as emoções, mas concordo que existe um perigo ao seguir nessa via. No entanto no período romântico claramente os músico em palco certamente não se comportariam como se estivessem a beber um copo de água transmitindo tudo apenas pela música.

Como em tudo há que encontrar o justo equilíbrio ... e cada instrumentista (ou vocalista - não sei se o termo será o melhor) terá o seu.

E por hoje quanto a posts terminamos por aqui que agora vou partir para outras músicas, verdes e brancas, com uma boa orquestração e um final feliz espero :-) :-)

Desafio Musical - Top Actualizado

Pois é meus amigos o Cisne de Saint-Saens continua a dificultar a vida dos nossos leitores. Até agora no top, aliás sejamos honestos na listagem completa de todas as participações registadas, temos informações de pessoas envergonhadas com a sua prestação que resolveram não a submeter à superior apreciação do juri :-), o ranking está assim estabelecido:

1º - Pianoman 4.136
2º - Tarzan 4.105
3º - PºG 3.839
4º - Raul Martins 3.750
5º - Eu (:-)) 3.508 (*) tentativa agora mesmo só para não ficar tão distante do penúltimo!

Então violinistas e violoncelistas da nossa praça, ireis deixar-vos bater por um Pianoman ?? :-)
Já sabem o teste está aqui e até ao dia 1º de Maio (inclusivé) aceito os vossos scores.

Oportunidades na Amazon