terça-feira, 20 de outubro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #40)

Actualizado com o fim do texto referente à primeira pesquisa.


As 10 pesquisas da semana 
  1. escada de penrose : A escada de Penrose é um objecto impossível criando em 2D uma representação 3D de uma escada que permitiria que se subisse eternamente sem no entanto deixar de estar à mesma altura. Existem em música conceitos semelhantes com escalas tocadas por vários instrumentos em oitavas diferentes e que pela sua sobreposição dão uma sensação de permanente subida de tom. Este efeito chama-se o efeito de Shepard. Vejam por exemplo este vídeo no You Tube para uma fantástica ilustração sonora deste efeito ou este onde podem encontrar uma explicação mais detalhada de como o efeito é produzido (incluindo a referência ao artigo cientifico que lhe deu origem). O efeito visual pode ser visto aqui.
  2. bach concertos brandenburgo : São um dos conjuntos de obras mais famosas de Bach e também uma daquelas obras que recomendo para quem se inicia na música clássica. Sempre que as oiço garanto que me induzem uma boa disposição que não consigo explicar. Há alguns andamentos que por uma razão ou outra fazem mesmo parte da minha vida recordando-me momentos de forma precisa .... O primeiro andamento do terceiro concerto por exemplo está para mim ligado ao Instituto Superior Técnico ... Companheiro de algumas directas graças a uma qualquer cadeira de electrónica. Falamos dos seis concertos neste blog por isso basta utilizar a caixa de pesquisa para localizarem aquele (dos seis) que mais vos interesse. Do terceiro dissemos algumas palavras aqui.
  3. concerto de haydn para trompete: Falamos deste concerto aqui.
  4. david oistrack massenet : Bom na verdade não consegui encontrar uma interpretação da "Thais" de Massenet por David Oistrack. Encontrei porém algumas excelentes versões de Nathan Milstein uma outra de Fritz Kreisler, Mischa Elmann, Sarah Chang, Anne-Sophie Mutter  e Itzhak Perlman. Posso também propôr uma versão interpretada pelo meu filho, Miguel Vasconcelos (depois da constelação de estrelas só mesmo um pai babado ...)
  5. dicionario de termos musicais : Sim começamos um dicionário que infelizmente ainda tem poucos termos definidos. Podem ver os temas tratados aqui.
  6. domenico scarlatti- obras
  7. leonard bernstein : Leonard Bernstein é um dos meus maestros preferidos. Como já expliquei neste blog é uma das pessoas a quem eu devo o meu gosto pela música clássica. É claro que já por várias vezes falamos dele tendo inclusivamente feito uma série de posts sobre a biografia deste excepcional músico e comunicador. Leiam o epilogo aqui (que contem links para os restantes posts).
  8. pietro locatelli sinfonia tragica : Sinceramente não conhecemos nenhuma sinfonia trágica composta por Locatelli. Aliás a bem dizer nem sequer pensamos que Locatelli tenha sequer composto uma Sinfonia. Locatelli era um grande violinista sendo portanto natural que as suas obras em grande parte se destinem essencialmente a este instrumento. Escreveu algumas sonatas para flauta, alguns trios e sobretudo "A Arte do Violino" o seu Op. 3 e uma das obras mais significativas do inicio do século XVIII.
  9. raquel cambournac : Uma das vencedoras do concurso Capela. Falamos dela aqui por exemplo.
  10. you tube johannes brahms sinfonias : Sim, felizmente é possível ouvir e ver no You Tube interpretações de todas as sinfonias de Brahms. Sugerimos que leiam os nossos posts sobre estas sinfonias , por exemplo o da quarta sinfonia está aqui, já que cada um dos posts referencia interpretações no You Tube. É claro que depois poderão querer ouvir com maior qualidade ...


Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas


Tivemos esta semana 524 visitas (-4,38%) das quais 366 de Portugal (-9,18%) e 119 do Brasil (+20,20%). No terceiro lugar ficaram os Estados Unidos com 9 visitas. Lisboa com 131 visitas (+8,26%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 65 visitas (-4,41%) finalmente em terceiro Ponta Delgada  com 24 visitas.

Destas 71 foram directas (-25,26%), 216 foram através de sites de referência (-5,26%) enquanto 237 foram de motores de pesquisa (+5,33%).

Oportunidades na Amazon