quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Noites Venezianas pelo Concerto Moderno

No passado Sábado como vos tinha dito assisti ao Concerto Moderno no São Luís no Jardim de Inverno. Casa cheia o que é sempre bom verificar e uma interpretação das Quatro Estações ao mesmo tempo fiel ao espírito do compositor e original.

A incorporação de obras de Albinoni entre cada um dos quatro concertos e na abertura e a passagem directa dessa obra para a declamação do poema criou um foco de atenção logo no inicio de cada concerto muito interessante. Gostei também das "invenções" de Otto Pereira com algumas inspiradas passagens que contribuíram para o efeito de desvulgarização (passe a expressão) da obra e não é fácil fazer isso com peças que ouvimos tantas e tantas vezes muitas vezes como música de fundo em locais pouco - digamos - relevantes.

Na altura como referi ainda há pouco tempo neste post esta obras foram uma revolução. A interpretação que ouvi no Sábado não o foi mas também não creio que o tenha pretendido. Porém conseguiu isso sim voltar a dar frescura à Primavera, calor ao Verão, angustia ao Outono e frio e calma ao Inverno e só isso não é coisa pouca. Foi muitíssimo bom, não foi de época no sentido literal da palavra mas devolveu a novidade da peça à época ...

Chamava-se este concerto Noites Venezianas e convido-vos a ver aqui algumas fotos que o Maestro César Viana colocou no Facebook. Convido-vos também aos próximos concertos que decorrerão no mesmo local à razão de um por mês. O próximo é já no próximo dia 11 de Fevereiro e tem o lindo nome de Estrela da Manhã.

Oportunidades na Amazon