sexta-feira, 10 de julho de 2009

Festival de Espinho 2009

Perguntava-nos num comentário ao nosso post anterior a nossa leitora Moira Aveirense se não havia nenhuma recomendação para o Festival de Espinho. Embora já tivéssemos anunciado o festival neste post na verdade fazia todo o sentido juntar às recomendações o concerto de Sábado do pianista Fazil Say. Será no auditório de Espinho pelas 22h.

Um programa que começa e acaba de forma vigorosa com Mussorgsky no início e Prokofiev no fim. Pelo meio teremos uma sonata de Janacek carregada de angústia e melancolia. Certamente a não perder.

Recomendações para o fim de semana 10/12 de Julho

Retomamos esta semana as nossas recomendações para o fim de semana sendo que como de costume começamos no sul do país mais precisamente em Lagos onde no Centro Cultural na Sexta-Feira às 21:30 teremos a Orquestra do Algarve dirigida por Laurent Wagner. Serão interpretadas obras de Johannes Brahms (1833-1897) e de Franz Schubert (1797-1828)

A mesma orquestra estará no dia seguinte em Vale do Lobo no Campo de Golfe às 20:30 também dirigida por Laurent Wagner. Desta vez serão interpretadas obras de Claude Debussy, W.A. Mozart e Felix Mendelssohn (1809-1847). Será solista no Clarinete Fausto Corneo.

Na zona de Lisboa mais precisamente na Igreja dos Salesianos e integrado no 35º Festival do Estoril teremos a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras dirigida por Nikolay Lalov. Será na Segunda-Feira 13 de Agosto às 21:30. Será solista Rui Lopes (Fagote). Serão interpretadas obras de Haendel , Vivaldi, Mozart e Haydn - Sinfonia nº 45 em Fá menor "A despedida"

Ainda na Zona de Lisboa mas agora na Igreja da Cartuxa teremos um recital com Música de câmara francesa do séc. XIX - Quinteto com piano no Sábado às 18h. Serão interpretes
Otto Michael Pereira e Eurico Rosado entre outros.

Um pouco mais a norte integrado no Mus&Caldas 2009 - Festival de Música das Caldas da Raínha teremos a Ópera "Don Quichotte chez la Duchesse" de Joseph Bodin de Boismortier. Será no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha no Sábado às 21:30. O elenco será constituído por Mário Alves (Don Quichotte), os barítonos Armando Possante (Sancho Panza), José Corvelo (Duc / Merlin /Japonais) e Carlos Pedro Santos (Montésinos) e as sopranos Alexandra Moura (Altisidore) e Analia Fouchard (Paysanne / Dulcinea /Japonaise) acompanhados pelo Coro de camara do Instituto Gregoriano de Lisboa dirigido por Armando Possante. Orquestra Megalos Kameni & Co será dirigida por António Carrilho.

Na invicta cidade do Porto integrado no Festival Uma Casa Portuguesa teremos a Banda Sinfónica Portuguesa na Casa da Música do Porto Domingo às 12h. Serão interpretadas obras de Jorge Salgueiro, Luís Cardoso, Joly Braga Santos (arr. José Ferreira de Brito) e Luís Carvalho. Orquestra dirigida pelos próprios compositores Jorge Salgueiro, Luís Cardoso e Luís Carvalho (com a excepção de Joly Braga Santos claro).

Um pouco mais a Norte integrado no Festival Internacional de Ópera e Música Clássica que se realiza entre os dias 11 e 18 de Julho em Ponte de Lima teremos um recital de piano e violino peloo Doppio Ensemble - Evandra de Brito Gonçalves (violino) Ana Queirós (piano). Será no Teatro Diogo Bernardes Sábado 12 de Julho pelas 21h30. Será um programa bastante variado com obras de F. Xavier Baptista, Óscar da Silva, E. Carrapatoso, E. Granados, J. F. Lézé, B. Bartok, O. Messiaen e A. Piazzolla.

Finalmente voltamos aos Açores para vos dar conta que o Tiago Dias Trio estará no Teatro Micaelense - Centro Cultural e de Congressos na Sexta-Feira pelas 21:30 para um recital em que serão interpretadas obras de Max Bruch, Franz Schubert e Franz Liszt.

Oportunidades na Amazon