segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana (2009 - 41)

As 10 pesquisas da semana 
  1. sinfonias de Beethoven: Embora esta pesquisa esteja referenciada nas nossas pesquisas frequentes dada a frequência como que aparece relembro que neste post podem encontrar a lista dos posts que fizemos (análise) das nove sinfonias de Beethoven. Em alguns casos baseados nos textos originais de Berlioz.
  2. principais maestros da musica classica: esta também é uma questão que apesar de estar em destaque no site e neste post regular sobre as pesquisas mais interessantes que os nossos visitantes fazem, continua a aparecer de forma regular. Relembramos assim que existe neste blog uma lista dos maestros mais relevantes da música clássica do século XIX em diante.
  3. rita namorado : Sim falámos do recital que a pianista Rita Namorado deu em Viseu (de onde é natural) nas nossas sugestões musicais para o fim de semana. Infelizmente não consigo ter disponibilidade para tão longas deslocações e por isso não pude ouvir ... se algum dos nossos leitores esteve presente aqui fica o convite para fazer a apreciação, positiva com toda a certeza. Procurei também mais informação sobre a Rita mas descobri relativamente pouco. sei que é mestranda na Holanda que é fortemente influenciada e apreciadora de Richter e da cultura musical russa (tudo provas de excelente gosto :-)) e que tem já uma carreira notável enquanto concertista por essa Europa fora ... mas não consegui encontrar uma biografia .... Mais uma vez se alguém nos poder iluminar ....
  4. "stich randall" : Teresa Stich Randall uma das vozes mais doces que eu conheço. Falamos já por várias vezes dela neste blog mas de todos os posts não posso deixar de salientar este em que reproduzimos um texto do jornal Público de João Berard da Costa e que acho simplesmente brilhante.
  5. as obras de luigi boccherini : Este compositor relativamente ignorado não deixa de ser uma personagem importante na história da música. Leiam aqui uma curta biografia com indicação das suas principais obras.
  6. biografia do violinista grigoras dinicu : Grigoras Dinicu (1889-1949) foi um virtuoso violinista romeno (podem ouvi-lo aqui num video do You tube) e compositor sendo especial conhecido pela sua "Hora Stacatto".
  7. fischer "ariadne musica" : Conjunto de obras publicadas em 1702 da autoria de Johann Caspar Ferdinand Fischer. É um conjunto de 20 preludios e fugas em diferentes tonalidades.
  8. hencke + "klavierstücke xi" : Bom esta foi uma das pesquisas que mais me intrigou. Confesso que não fazia a minima ideia do que se tratava e ainda assim fiquei a meio da descodificação. A segunda parte "klavierstücke xi" é um conjunto de obras para piano (onze precisamente) que Stockhausen compôs entre 1952 e 1956 sendo que a IX e a X foram revistas em 1961 isto segundo o Oxford Dictionay of Music. A peça XI em particular e o objecto desta pesquisa é especial por ser a primeira na forma aberta. Composta por 19 secções que podem ser tocadas em qualquer ordem e em qualquer tempo à vontade do pianista. Agora no que diz respeito a Hencke é que não estou bem a ver ...
  9. fidelio opera : A única opera de Beethoven. Falámos dela aqui.
  10. mozart k522 : Esta obra chama-se "Uma brincadeira musical" e falamos dela aqui.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatísticas


Tivemos esta semana 559 visitas (+6,68%) das quais 380 de Portugal (+3,83%) e 120 do Brasil (+0,84%). No terceiro lugar ficaram os Estados Unidos com 13 visitas. Lisboa com 103 visitas (-21,73%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 71 visitas (+9,23%) finalmente em terceiro Ponta Delgada  com 55 visitas (+129,17%)

Destas 81 foram directas (+14,08), 212 foram através de sites de referência (-1,85%) enquanto 266 foram de motores de pesquisa (+12,24%).

Oportunidades na Amazon