quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Johann Caspar Ferdinand Fischer (1656-1746)

Estamos ultimamente a chamar a atenção para alguns compositores do período barroco que por uma razão ou outra não são tão conhecidos como Bach, Handel ou Vivaldi mas que não só têm interesse para os especialistas como também conceberam peças muito interessantes para o simples amador de música.

Hoje vamos falar de um compositor alemão chamado Johann Caspar Ferdinand Fischer.

VIDA

Nasceu em 1656 em Schönfeld (Boémia, sudoeste de Karlsbad) tendo falecido em 1746 em Rastatt.

OBRA

Fischer é muito interessante enquanto compositor porque junta a tradição alemã a uma forte influência françesa. Oiçam esta chaconne para terem uma ideia do génio deste compositor. Infelizmente grande parte da sua obra perdeu-se o que explica em parte a razão pela qual é tão pouco tocado e conhecido.



Da sua obra provavelmente o mais relevante será o conjunto
Ariadne Musica que precede o cravo bem temperado de Bach por mais de vinte anos. Aliás Bach conhecia bem este trabalho e tinha-o em grande consideração.

SITES DE REFERÊNCIA

Sugestões para o fim de semana (7, 8 e 9 de Dezembro)

Como é hábito às quintas-feiras começamos por fazer algumas proposta de entretenimento musical para o fim de semana.

Começamos pela bela cidade de Tomar onde mais uma vez vos convido a irem ver a Orquestra "Os Violinhos" Sábado às 18:00 no Cine-Teatro Paraíso. As entradas são livres.

No sul do país na Igreja Matriz de Boliqueime podem ouvir o projecto Vox Angelis integrado na 6ª edição do Ciclo de Canções de Natal de Loulé no dia 07, Sexta-Feira às 21:ooh. As entradas são livres.

Em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian poderão ouvir a Accademia Bizantina e Andreas Scholl com Ottavio Dantone a dirigir. Sábado às 19h. Serão interpretadas várias obras de Handel. Os bilhetes são entre €25 e €45. Reservas: 217823000.
É isto que é fantástico na net . Um dos nossos leitores já nos avisou que este está esgotado :-( ... Por acaso quando fui à net também achei estranho ainda haver bilhetes para uma maravilha destas, devo-me ter enganado no concerto.

Mas não há problema porque se não tiverem (como eu) bilhete para esse podem ir à Igreja de São Roque às 21h também no Sábado e ouvir a Sinfónica Juvenil e o Coro Gregoriano.

Em Coimbra integrado no Festival de Música de Coimbra 2007 a Orquestra ADARTE e Joana Neto com direcção de Augusto Mesquita na Capela de São Miguel (Universidade de Coimbra) Domingo dia 9 de Dezembro às 21:30. Não consegui descobrir o preço dos bilhetes.

Podem consultar algumas destas sugestões assim como muitas outras no site cultura.sapo.pt actualizado pela Sercultur.

Oportunidades na Amazon