sexta-feira, 21 de março de 2008

Dia Mundial da Poesia

Com já dissemos no post anterior hoje é dia Mundial da Poesia. Em muitos outros blogs se celebra este dia com vários posts. Assim em vez de ser apenas mais um resolvi da fazer da blogosfera dos blogs que costumo visitar uma lista de recomendações sobre o assunto. Qualquer um deles vale a pena ser lido não somente por o post individual que referencio mas por tudo o resto.

Assim no Blog Arroz do Céu aprendemos com Vitor Hugo que a Poesia é tudo o que há de intimo em tudo.

No BlogTailors o Blog da Edição temos uma referência ao dia com um link para o calendário completo das actividades do CCB (amanhã Sábado).

No Blog A Voz do Peão temos um poema da Sophia de Mello Breyner Andresen para além da recomendação de um outro site com mais poemas de outras poetisas.

No Blog A Cor do Mar temos um poema lindissimo de um poeta anónimo.

No Blog Granosalis temos mais uma referência às actividades que decorrerão no CCB.

No Blog Pela Positiva temos um poema de Kahlil Gibran - Areia e Espuma -Coisas de Ler.

No Blog Triplov há uma recomendação para a FNAC do Porto (hoje sexta às 22:00).

O Blog O País do Burro propõe-nos um poema de José Gomes Ferreira.

O Blog CigarraJazz por seu lado prefere Natália Correia.

O Blog Livros à Volta do Mundo sugere-nos leituras poéticas.

E pronto, haveria de certeza muitos mais mas admito que o meu tempo tem limites. Agora vou dar uma corridinha, questão de criar lugar para algumas calorias a mais que virão por aí como quem não quer a coisa e depois programa familiar à noite, diz que é uma espécie de noite de cinema : Lembram-se desse programa da RTP ? "Noite de Cinema" ?

Hoje obviamente não faria sentido, na televisão todas as noites são noites de vários filmes ... Enfim Noite de Cinema será, num "cinema a sério", com um filme que como sempre a critica dilacera (será que os críticos se apercebem que à força de dizer mal de tudo ninguém os leva realmente a sério ???) ...

Mais uma recomendação para hoje para a cidade do Porto

Há pouco quando escrevi a minha lista de recomendações escapou-me um concerto que terá lugar hoje às 22h e de que tive conhecimento neste post do Blog Fantasia Musical de que cito aqui a parte relevante:

O concerto assinalou o lançamento de um CD promovido pela própria ESART.

O Link dá-vos acesso directo a mais informação sobre o concerto. Se estiverem no Porto ou perto definitivamente não percam. Dos instrumentistas posso dizer que já ouvi um violinista várias vezes, Daniel Rowland ex-concertino da Gulbenkian - penso que basta dizer isto ... As obras contrastantes são muito interessantes por isso, força "malta" do Porto. Toca a deixar as pantufas e o sofá ... E tendo em conta a contigência geográfica não utilizarei o meu habitual desafio :-) ...

Recomendações da Quinta de novo à Sexta

Mais uma vez as nossas recomendações de quinta são à sexta. Sendo hoje feriado e Sexta-Feira Santa há claro muitos concertos de Páscoa por esse país. Aqui ficam algumas sugestões. Não deixem de visitar cultura.sapo.pt para mais sugestões para este fim de semana.

Já sabem não se deixem vencer pelo sofá, pelas pantufas e outros instrumentos de tortura. Se escolheram saír de Lisboa e rumar ao sol ou à "terra" não se esqueçam que também por aí poderão encontrar música o que será uma forma decerto diferente de viverem a Páscoa.
Porque como dizemos: Ao vivo é Outra coisa!

Começando como de costume ao Sul, no Algarve Domingo às 17h teremos o «Concerto de Páscoa» com a Orquestra do Algarve acompanhada por Eun Hee Sohn (Oboé) e dirigida por Alberto Roque na Igreja Matriz de Alcoutim. Não tenho informação sobre preços.

Ainda no Algarve encontramos a Orquestra do Norte o Ensemble Cant'Art e Ensemble Vocal Pro Musica dirigidos por José Ferreira Lobo na Igreja Matriz de Portimão hoje Sexta-Feira às 21:30. Não tenho informação sobre preços.

Em Lisboa não percam amanhã, Sábado, as comemorações do Dia Mundial da Poesia que se celebra hoje no CCB uma série de actividades muito interessantes. (um género das recomendações de Quinta à Sexta - fora de brincadeira as comemorações são amanhã por hoje ser sexta-Feira Santa)

Ainda em Lisboa e também no Sábado às 21:00 na Capela do Palácio do Marquês de Pombal poderão ouvir um concerto intitulado "O Barroco e o Violoncelo" com obras de A. Vivaldi, L. Boccherini e F. Giardini pelos Solistas da Orquestra de Cascais e Oeiras.
Correcção: Este palácio não se situa em Lisboa propriamente dito mas sim na região de Oeiras conforme comentário da nossa leitora sempre atenta Moura Aveirense. Vejam aqui para terem o mapa das localizações dos concertos da OCCO.

No Oeste no Sábado às 18:00 no Santuário do Senhor da Pedra em Óbidos - Five Mystical Songs - Vaughan Williams e Oratória de Páscoa - Bach com a Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direcção de Paulo Lourenço. Este concerto repete no dia seguinte Domingo 23 de março em Fátima às 15:00 na Igreja da Santíssima Trindade.

Finalmente no Norte mais precisamente no Clube Literário do Porto, Sexta-Feira às 23:00 um recital de piano e flauta transversal por Constantin Sandu e Cristina Ioan. A entrada é livre. Reservas e informações: 222089228.

Oportunidades na Amazon