terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Beethoven - Quartetos para cordas Op. 18 (nº1)

Hoje vamos voltar as peças para cordas mais especificamente aos quartetos para cordas incluídos no Op. 18 compostos entre os anos de 1798 e 1800.

Confesso que a razão pela qual escolhi hoje esta peça é essencialmente porque o meu filho a está a aprender uma delas e quis ver se encontrava uma execução que pudesse servir de modelo. Na verdade encontrei uma excelente, mas sobre isto falaremos daqui a pouco.

O Op. 18 é composto por seis composições todas para dois violinos, viola e violoncelo. Foram compostos para satisfazer uma encomenda do Prince Lobkowitz patrão do violinista Karl Amenda, amigo de Beethoven.

O quarteto nº1 em Fá Maior que vos vou mostrar hoje - e que é o tal de que andei à procura - tem quatro andamentos. O quarteto segue a organização normal da forma sonata. O primeiro andamento (Allegro con brio) pode ser ouvido aqui, tal como os restantes numa interpretação excelente do quarteto Alban Berg. Podem ouvir o segundo andamento (Adagio affettuoso ed appassionato) aqui, o terceiro andamento (Scherzo: Allegro molto) aqui e finalmente o quarto andamento (Allegro) aqui.

E estamos quase, quase, a iniciar a nossa viagem pelas nove sinfonias de Beethoven ...

Haydn (1732-1809)

Não é ainda uma biografia de Haydn. Essa terá que esperar um dia de férias ou um fim de semana menos atarefado mas vamos aqui listar os posts que fizemos sobre este compositor classificando-os pelo tipo de música. Se quiser ver a lista toda dos posts que fizemos sobre este compositor não hesitem em utilizar a caixa de pesquisa .... ainda não pusemos todos os links nesta lista.

Música Instrumental

Haydn - Concertos para Violoncelo
Haydn - O Pai da Sinfonia
Haydn - O Pai dos Quartetos para Cordas
Haydn - Concerto para Trompete

Música Vocal religiosa


Haydn - As Estações

Música Vocal não religiosa

Haydn - "Gott erhalte Franz den Kaiser"

Operas

As Operas de Haydn

Oportunidades na Amazon