sábado, 19 de setembro de 2009

Robert Schuman - Wenn ich in deine Augen seh - Dichterliebe Op. 48

A quarta canção do ciclo Dichterliebe chama-se "Wenn ich in deine Augen seh" o que significa "Quando olho nos teus olhos".


Relembramos que o post sobre a terceira canção (para os que estão agora a "apanhar"este ciclo) pode ser encontrado neste link: A Rosa, o Lírio, a Pomba e o Sol . Por outro lado o post inicial sobre o ciclo completo pode ser lido neste link: Robert Schumann - Dichterliebe Op. 48

Wenn ich in deine Augen seh',
so schwindet all' mein Leid und Weh!
Doch wenn ich küsse deinen Mund,
so werd' ich ganz und gar gesund.

Wenn ich mich lehn' an deine Brust,
kommt's über mich wie Himmelslust,
doch wenn du sprichst: Ich liebe dich!
so muß ich weinen bitterlich.




Quando olho nos teus olhos,
Desaparece todo o meu arrependimento e dor
Mas quando beijo a tua boca,
fico completamente saudável

Quando me encosto no teu peito
entro no paraíso
mas quando me dizes "Eu te amo"
Choro então amargamente

A tradução do poema de Heine é minha a partir de uma versão inglesa em alguns versos que não entendi e a partir do alemão original na sua maioria. Esta canção tem na partitura a indicação de "Lentamente".

Continuamos com a interpretação de Fischer-Dieskau em Salzburgo em 1956. Esta canção inicia-se perto do minuto 3:10 do referido vídeo que inclui as canções 1 até 6 do ciclo.

Resultados temporários da eleição da nossa sinfonia preferida

Quando estamos aproximadamente a metade deste ultimo período de votação agora com apenas 10 sinfonias a votação recolhemos a opinião de 30 votantes. Faltam ainda 16 dias pelo que têm tempo para exercerem o vosso direito de voto :-)

Por agora assiste-se a uma corrida voto a voto entre Brahms Nº 4 com 12 votos, Dvorack (Novo Mundo) com 11 votos e a nona de Beethoven também com 11 votos. Depois num segundo pelotão mas ainda com muitas hipóteses de vitória temos a Sétima de Beethoven e a Segunda de Mahler e a tentar não perder este segundo comboio a 2ª de Brahms.

Schubert, Mendelssohn e as duas outras sinfonias de Beethoven que faziam parte deste top 10 parecem ter perdido definitivamente qualquer hipótese ....

Oportunidades na Amazon