domingo, 20 de junho de 2010

Os aplausos em concertos de música clássica

Já foi aqui discutido por várias vezes o "protocolo" que é hoje utilizado pelas audiências em concertos de música clássica. Creio que também já expliquei em tempos que nem sempre foi assim. Na verdade até ao inicio do século XX era comum existirem aplausos entre andamentos, pedidos de repetição (por vezes satisfeitos) e mesmo aplausos após a exposição de determinados temas.

No blog "The Rest is Noise" encontramos um texto que explica a evolução dos costumes neste aspecto. Aconselho-vos que leiam também o ficheiro (pdf) que contém o texto da conferência à qual Alex Ross faz referência.

Em jeito de aperitivo proponho-vos o fim desse texto que só por si nos dá muito que pensar ...

People often ask, “Has classical music become too serious?” I sometimes wonder whether it is serious enough. Certainly, it has acquired a veneer of solemnity, but too often that veneer is a cover for business as usual. I dream of the concert hall becoming a more vital, unpredictable environment, fully in thrall to the composers who mapped our musical landscapes and the performers who populate them. The great paradox of modern musical life, whether in the classical or pop arena, is that we both worship our idols and, in a way, straitjacket them. We consignthem to cruelly specific roles: a certain rock band is expected to loosen us up, a certain composer is expected to ennoble us. Ah, Mozart; yeah, rock and roll. But what if a rock band wants to make us think and a composer wants to make us dance? Music should be a place where our expectations are shattered.

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 29: 1 a 15 de Junho de 2009)

A 2 de Junho Carlos Pires partilhava connosco uma experiência pessoal : "Já pedi a diversas pessoas (alunos, filho, etc.) que dizem não gostar de música clássica para imaginarem que são realizadoras de cinema e para escolherem música para inserir num filme, em cenas com certas características: perigo, suspense, grande desespero, exaltação heróica, etc. Essas pessoas escolhem sempre música clássica."

Também a 2 de Junho Blogger por seu lado dizia-nos que tinha completado o You Tube com algumas obras que não tínhamos encontrado: "Fernando, permita-me apenas aqui deixar o seguinte. acabei de colocar no youtube uma playlist com a kyrie e gloria de Joao Bomtempo. Creio que talvez lhe interesse. tambem já coloquei um requiem de Dvorak, pois eram obras em falta no youtube e que me agradam sobremaneira. um abraço"

Ainda a 2 de Junho José Luís Sarmento comentava : "Assisti há tempos, na casa da Música, a uma interpretação do Sonho duma Noite de Verão com a Orchestre Révolucionnaire et Romantique sob a direcção de Sir Neville Mariner. A versão exibida incluía música, texto e alguma encenação: o próprio Sir Neville fez de narrador, e um conjunto de actores e bailarinos interpretou as personagens (chegando Puck, a dado momento, a roubar a batuta e a dirigir a orquestra por uns momentos).Pouco tempo depois, encontrei uma gravação que incluía texto (embora os excertos não fossem exactamente os mesmos que os escolhidos para o espectáculo da casa da Música). É pena que não exista, que eu saiba, um DVD. Também seria interessante ver, em palco ou em gravação, o Peer Gynt de Ibsen com a música incidental de Grieg - não na versão orquestral, claro, mas na que inclui coro e cantores."

A 5 de Junho Fantasia Musical dizia a propósito do Concerto dos AC/DC que fui ver a Alvalade: "AC/DC?!? Fiquei K.O. Nunca imaginei ;)". mdsol acrescentava: "Está desculpadíssimo. Mas lá que me surpreendeu...surpreendeu! :)))"

No dia seguinte, a 6 de Junho mdsol voltava com um comentário curto : ":))" enquanto Beatriz nos confessava que não conseguia deixar de ouvir Prokofiev : "Ando numa de ouvir o concerto nº 2 de Prokofiev sem parar... É um dos meus favoritos, sem dúvida alguma!". Estávamos a falar da votação do concerto de piano preferido em mais uma publicação de resultados intermédios. Luis Maia por seu lado declarava-se chocado pela ausência do segundo concerto de Brahms: "Reparo agora como é possível não estar aqui Brahms nº2 ?"

No fim de semana de 8 de Junho estive doente ao ponto de não terem havido posts nesses dias, tivemos vários desejos de melhoras: Mario : "rápidas melhoras e bom regresso!". Gi : "Votos de rápidas melhoras, Fernando." Luis Henriques : "as melhoras". Fantasia Musical : "Já tinha achado estranho tanto tempo sem notícias... Mas pensei que tivesse tirado uns dias de férias :)Boas melhoras!". Moura Aveirense: "Xôoooooo às doenças, xôooooo! :) Boas melhoras, Moura Aveirense"

No dia 10 de Junho Luis Henriques dizia: "Já vi que está de volta, em plena forma espero." mdsol por seu lado dizia : "Então parabéns Ah e o nº5 do Bethoven já está com uma classificação melhorzinha... Se calhar não viu a campanha que fiz lá aqui há uns tempos... :)))"

No dia 11 de Junho dizia Ematejoca : "Chamar sereias (Sirenen) às mulheres bonitas não é um comentário machista, Fernando. Comentário machista seria chamar-lhes em alemão "geile Bienen"! As férias estão à porta. Com essa fotografia quis chamar a atenção dos portugueses ou brasileiros para passarem as suas férias na minha querida Alemanha, ouvindo Schubert." Frioleiras por seu lado dizia comentando o post em que recomendava Schubert : "Se não estivesse tão, tão ocupada decerto passaria por lá........ conheço o local e schubert "dá" com Junho........ Um abraço!"

A 15 de Junho comentando uma recomendação de onde ouvir a Criação de Haydn Geocrusoe dizia : "Obrigado pela recomendação... valeu mesmo a pena ouvir tudo." Frioleiras acrescentava: "já agora... a não perder (e eu vou perder por ter compromissos anteriormente agendados...) o Jordi Savall no mosteiro da Batalha no próximo fim de semana... deverá ser divino esse concerto........ pena , pena enorme de não poder estar presente.......". Paulo (aka Valkirio) também agradecia: "Obrigado pela recomendação. Já lá estou."

Ainda no dia 15 de Junho Fantasia Musical agradecia a recomendação a um concerto do Coro Vox B : ":D Obrigada! Já agora, e caso estejam aqui perto, aproveito para vos convidar a assistir ao Teatro Musical "O Globo Musical" com texto de autoria do 6ºB do Agrupamento de Escolas de Alcains e músicas do mundo. Faremos várias sessões, sendo que uma delas será aberta ao público em geral: amanhã, 21H00, no Centro Cultural de Alcains. A entrada é livre."

Oportunidades na Amazon