quinta-feira, 16 de abril de 2009

FIMA 2009 e Recomendações para o fim de semana

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas. Em destaque para este fim de semana a preparação psicológica para os Dias da Música do próximo fim de semana e sobretudo o FIMA 2009 ! Muitas sugestões musicais do sul ao norte ... passando pelo interior também.

Começando no Sul do país teremos no Algarve em Loulé no dia 19 de Abril a Missa em Dó Maior de Eberlin. Será às 11h. Esta informação vem do Belogue de Notas. Não sei em que local ...

Ainda em Loulé no Centro Cultural São Lourenço teremos um Recital de Piano e Violoncelo por Eric Le Sage e François Salque. Será na Sexta-Feira 17 de Abril às 21:30. Serão interpretadas obras de Schumann, Fauré, Debussy e Beethoven.

Ainda no Algarve continua o FIMA 2009 - 31º Festival Internacional de Música do Algarve com um concerto pela Orquestra da Extremadura dirigida por Osvaldo Ferreira. Será solista o pianista Armando Mota. Será no Centro de Congressos do Arade Sexta-Feira às 21:30. Serão interpretadas obras de Glinka, Rachmaninoff e Tchaikovsky.

Um pouco mais ao norte em Évora teremos no Domingo 19 de Abril às 18.00 no Convento dos Remédios um Recital de Canções Sacras com Luiza da Gama Santos.

Em Palmela teremos o Ensemble VOCT no Auditório Municipal de Pinhal Novo no Sábado 18 de Abril às 22h. Estamos a falar de um grupo vocal que interpreta obras "a cappella" e que possui um reportório bastante variado desde a música erudita até à música ligeira passando pelo Jazz. A entrada é livre.

Também no Sábado às 21h no Teatro Nacional de São Carlos teremos os Solistas da OSP e o Quarteto Vianna da Motta dirigidos por Ingo de Haas. Serão interpretadas obras de Edvard Grieg, Spohr e Haydn.

No Domingo 20 de Abril às 17h00 no Palácio dos Aciprestes teremos um concerto pelo quinteto de sopros da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Serão interpretadas obras de M. Musorgsky, H. Berlioz e Debussy

Em Coimbra no Pavilhão Centro de Portugal teremos a Orquestra Clássica do Centro dirigida por Virgílio Caseiro no Sábado 18 de Abril às 21:30. Será interpretado o Concerto para Guitarra e Pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos com Rui Namora na Guitarra Solo.

Em aveiro teremos no Teatro Aveirense do dia 16 ao dia 18 a "A Casinha de Chocolate" de Humperdinck pela Filarmónia das Beiras. Os horários variam segundo dos dias no Sábado sendo às 17:30. Sugerimos a visita ao site do Teatro Aveirense que vale a pena.

Na invicta cidade do Porto na Casa da Música teremos os solistas da ONP, Quinteto de Sopros (III) no Sábado dia 18 às 12h, uma excelente proposta antes do almoço. Serão interpretadas obras de Heitor Villa-Lobos, Júlio Medaglia e Liduino Pitombeira.

Em Vila Velha de Rodão no dia 18 de Abril, Sábado encerra-se o Festival organizado pela Scutvias ao longo de várias localidades espalhadas ao longo da A23 (ideia muito engraçada e que se saúda). Mais informação sobre o programa deste concerto aqui no Jornal Reconquista.

Finalmente em Viana do Castelo teremos o Europa String Quartet no lindissimo e charmoso Teatro Municipal Sá de Miranda. Será no Sábado às 21:30. Trata-se de um quarteto com excelentes músicos pelo que embora não conheça o programa recomenda-se a audição ...

E assim já sabem, deixem o sofá e as pantufas e vão ver música ao vivo ! Aproveitem e digam-nos o que acharam do que foram ver ! E para a semana que vem não deixem de visitar o CCB nos Dias da Música !

Mozart Concerto Nº 20 (K. 466) em Ré Menor

Este concerto para piano e orquestra escrito foi como muitas obras de Mozart num ápice, o que se sabe através da correspondência existente entre o pai de Mozart e uma das irmãs do compositor.

A obra foi estreada a 11 de Fevereiro de 1785 em Viena sendo o próprio Mozart o Solista. Este concerto, o primeiro dos dois que escreveu numa tonalidade menor, foi escrito já depois de ter deixado o serviço do arcebispo de Salzburgo e insere-se no plano de Mozart para se conseguir sustentar.

O concerto é composto de três andamentos que vamos poder ouvir numa interpretação de três pianistas. 1º Andamento (Allegro) interpretado por Gulda. O 2º andamento (Romanze) podemos ouvi-lo aqui desta vez por Marta Argerich. Finalmente o 3º Andamento (Allegro assai) encontrei uma versão interpretada por Chick Corea grande pianista de Jazz que aqui tenta um género diferente ... é interessante ...

Oportunidades na Amazon